11 tipos de linguiça, diferenças e qual é melhor

Confira este guia feito pela Deliway com 11 tipos de linguiça diferentes consumidos no Brasil para você acertar quando decidir preparar ou servir uma refeição.

Panela com várias linguiças e alguns temperos

Da calabresa à toscana, os diversos tipos de linguiça consumidos atualmente são estrelas de muitos pratos por causa de sua praticidade no preparo e sabor, e versáteis para preparos seja você uma pessoa apaixonada por churrasco, cozinheira nata ou fã de refeições rápidas.

Agora, você tem certeza de que conhece todas as alternativas desse embutido e seus diferenciais em relação a outros insumos parecidos?

Confira opções populares e exóticas somadas a uma dica imperdível para domingos em família ou viagens com os amigos!

Quais os tipos de linguiça que existem? 11 opções mais comuns e deliciosas

Calabresa, toscana, mista, de pernil, de frango, campeira, portuguesa, paio, Blumenau, cuiabana, andouille e branca são algumas das várias opções de linguiça consumidas atualmente no Brasil e no mundo.

Cada tipo oferece uma combinação única de ingredientes, temperos e, consequentemente, sabores! Dá uma olhada no resumo dos mais populares, logo abaixo.

1. Linguiça toscana

A queridinha de muita gente recebe esse nome por ser originária da região de Toscana, na Itália. Ela é tradicionalmente feita com carne de porco e costuma ser aposta em churrascos, mas também no recheio de assados, no preparo de lanches, em receitas de ragu e até mesmo no tipo de molho bolonhesa.

E você sabia que existem vários tipos de linguiça toscana? Anota aí! Tradicional, apimentada, recheada, mista, espiral, roliça e fininha. Experimente todos e depois conta pra gente o que achou.

2. Linguiça calabresa

A linguiça calabresa também é clássica e nasceu na Calábria, na Itália. Ela tem como característica principal ser exclusivamente feita com carne de porco, pode ou não ser apimentada e cai muito bem em pizzas, feijoada e como petisco de boteco!

Os tipos de linguiça calabresa mais conhecidos são defumada, curada, fininha e fresca, mas cuidado para não confundir tipos de linguiça calabresa com linguiça do tipo calabresa: a diferença está na receita já que opções do segundo grupo podem conter, além da carne de porco, ossos também do porco, de boi e de aves e proteínas vegetais.

Dê aquela conferida na embalagem antes de comprar para saber exatamente o que vai estar no seu prato.

3. Linguiça mista

A linguiça mista combina o melhor de dois mundos: carne de porco e carne de boi, tem sabor suave, textura super macia e uma aparência que mistura pontos avermelhados e brancos.

Se você quiser preparar a iguaria na brasa, sua versão crua é a mais indicada para garantia de suculência e sabor. A linguiça mista pré-cozida, por sua vez, será perfeita para outras receitas. Só cuidado para não deixá-la cozinhar demais – e ressecar!

4. Linguiça campeira

Para os apaixonados por sabores mais intensos e aquele toque bem apimentado, a linguiça campeira é a escolha perfeita! Produzida com pedaços maiores de carne e enrolada em formato de caracol, ela exala as tradições mais rústicas.

Esse é um bom tipo de linguiça para churrasco e vai bem ainda em receitas que pedem um toque marcante.

5. Linguiça de pernil

A linguiça de pernil, por sua vez, é para quem busca um sabor mais sofisticado, afinal, o pernil entra no rol das partes mais nobres do porco. Sua carne é suculenta e cheia de sabor, ela pode ser vendida e consumida com ou sem pimenta e fica boa principalmente em receitas gourmet de lanches, petiscos e pratos.

6. Linguiça de frango

Opção mais leve do que as outras da lista e, claro, feita com carne de frango, essa linguiça costuma vir temperada com ervas finas e outros condimentos similares, é perfeita para assar no forno ou na grelha e até para usar em lanches naturais ou servir acompanhada de uma boa saladinha.

7. Linguiça portuguesa e paio

A mais conhecida dentre as linguiças defumadas – que passam por um processo de pré-cocção e defumação até criarem uma camada adicional de proteção e de sabor que as outras não têm – é a linguiça portuguesa.

Ela também leva carne suína como ingrediente principal, mas é mais leve e não costuma ser apimentada, apesar de ter sabor marcante. Vai bem em sopas, numa comida famosa de Portugal, o caldo verde, e em pratos que pedem um toque mais suave.

Quer outras opções similares? Experimente o linguiça paio que mistura carne bovina e suína e é um clássico na feijoada e em outros pratos típicos apreciados pelos brasileiros ou busque pela linguiça fininha defumada, facílima de preparar!

8. Linguiça Blumenau

Direto de Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, a linguiça Blumenau é feita com carne suína e temperada com especiarias tradicionais da região, depois defumada. Dá para considerá-la um verdadeiro tesouro gastronômico do sul do Brasil, mas ela não está sozinha na calçada da fama dos alimentos!

A linguiça cuiabana, a andouille e a branca sobre as quais você vai ler adiante são outros tipos de linguiça artesanal – aquelas identificadas pela qualidade superior e pelo sabor único – que merecem a sua atenção e estão apresentados aqui.

Existem ainda muitas outras opções exclusivas de determinadas regiões ou de determinados fabricantes, mas cabe a você explorá-las pessoalmente depois de terminar a leitura, combinado? Tem até linguiça artesanal de costela à venda no Brasil!

9. Linguiça cuiabana

A linguiça cuiabana é um prato típico do Centro-Oeste brasileiro. Feita com carne bovina e suína misturadas, ela também leva queijo-coalho ou queijo minas frescal e, por isso, vira uma iguaria encantadora!

Seu sabor é leve e sua combinação com massas como o pão-de-alho do churrasco e o macarrãozinho sinônimo de comfort food fica impressionante. Não faz ideia do que a gente tá falando? Corra para descobrir.

10. Linguiça andouille

Vinda diretamente da culinária francesa, a linguiça andouille foi criada na década de 30 pelo filho de um fazendeiro e atravessa gerações encantando paladares pelo mundo. Sua combinação exótica de miúdos e especiarias típicas e sua defumação em madeira de carvalho levam a um sabor excepcional.

Ela é tipicamente servida em fatias fininhas e sem nenhum tipo de cocção, geralmente acompanhada por uma taça de vinho branco. Consegue se imaginar aos pés da Torre Eiffel, deliciando-se da iguaria como um bom parisiense?

11. Linguiça branca

Finalmente, a linguiça branca (weisswurst), é um clássico da Baviera, na Alemanha, que chegou ao Brasil para nunca mais ir embora!

Feita com carne de vitela e porco e temperada com salsa, limão e cebola, ela geralmente é cozida antes de ser oficialmente preparada para consumo e faz a alegria dos frequentadores de restaurantes típicos.

De sabor intenso e nobre, vale prová-la. Só talvez não faça sentido tê-la no churrasco, exceto se você decidir adotar tradições do outro lado do oceano – e olhe lá, viu!

Então, qual é o melhor tipo de linguiça para churrasco?

A resposta para uma pergunta tão importante vai depender do seu gosto pessoal, mas, se você quiser agradar a maioria da galera, invista em linguiça toscana, campeira e cuiabana.

A primeira é muito conhecida, não vai causar estranhamento. A segunda cai bem para os fãs dos tipos de pimenta mais quentes da humanidade. A terceira é diferentona e leve.

Não se preocupe, porque, com todas essas dicas e variedades, seja num simples churrasco ou numa festona com os amigos ou a família, o sucesso vai ser garantido!

E-Book grátis

15 ideias de embalagens para inovar no delivery

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário