Sabe aquele molho encorpado e cheio de sabor que dá vontade de comer de colher? É o sinônimo de uma boa receita de ragu – de carne, linguiça ou até costela! Você vai precisar de vinho tinto e extrato de tomate para fazer o seu. Depois, sirva-o como acompanhamento de uma massa, uma polenta cremosa ou até com pão!
As receitas de todos os principais tipos de ragu estão neste artigo, junto com uma explicação rápida sobre a história do preparo, então, já separe a panela, a colher de pau e um paninho que possa sujar.
Mãos à obra, chef.
Como fazer ragu e sua história saborosa
Independentemente da carne, linguiça ou costela que vai acompanhar esse molho delicioso, para prepará-lo você precisará de cebola e alho, extrato de tomate, vinho tinto, sal e pimenta-do-reino pelo menos! Outros ingredientes dão um toque a mais de sabor ao ragu, a exemplo do salsão e do louro.
Preparando a lista de compras?
Talvez você goste de saber também que o ragu surgiu na Itália muitos séculos atrás para que cozinheiros ao redor do país pudessem aproveitar cortes de carne menos nobres, mas, com o tempo, ele foi ganhando status e se tornou uma estrela em pratos de massas e polentas servidos dentro de casa e em restaurantes de comida italiana mesmo fora da nação com forma de bota.
Hoje, ele não só ganha como aquece corações! Agora, confira as receitas prometidas.
Receita de ragu de carne
O ragu de carne é uma estrela incontestável entre os pratos reconfortantes do mundo e cai bem em vários tipos de sanduíche, numa lasanha ou massas diversas, numa receita de risoto... A lista de combinações não acaba! Aprenda a prepará-lo.
Tempo de preparo: Até 2 horas
Rendimento: 10 porções
Ingredientes
- 500 g de carne bovina (acém, paleta ou peito) cortada em cubos
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 talos de salsão picados
- 1 cenoura ralada
- 400 g de tomate pelado picado
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 xícara de vinho tinto seco
- 1 ramo de alecrim
- Folhas de louro a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de oliva
Modo de preparo
- Em uma panela grande, aqueça o azeite e sele os cubos de carne aos poucos, garantindo que fiquem bem dourados por todos os lados antes de reservá-los para usar depois.
- Na mesma panela, refogue a cebola, o alho, a cenoura e o salsão até ficarem macios.
- Retorne a carne à panela e acrescente vinho tinto. Abaixe o fogo enquanto mexe todos os ingredientes esperando o vinho esquentar bem e raspando o fundo da panela conforme o preparo ficar “caramelizado” para liberar todos os sabores dos insumos.
- Adicione o extrato de tomate e os tomates pelados na mesma panela, novamente mexendo bem.
- Acrescente as folhas de louro, o alecrim em ramo para não errar, sal e pimenta-do-reino. Cubra o conteúdo com água ou caldo de carne e deixe cozinhar em fogo baixo por 2-3 horas ou até que a carne esteja extremamente macia e o molho bem espesso, mexendo ocasionalmente.
- Antes de servir, retire o louro e o alecrim do preparo.
Curiosidade: a receita de ragu de carne italiano “raiz” não traz segredos, ao contrário do que muita gente pensa. Dizem por aí que o diferencial do preparo está no tempo de cozimento da carne – tem quem deixe um dia inteiro! – e no uso da panela de ferro. Alguns defendem ainda que o ragu de verdade é feito no fogão à lenha.
Receita de ragu de linguiça
Perfeita para dias mais frios ou um jantar especial, o ragu feito com diferentes tipos de linguiça combina simplicidade no preparo com uma riqueza de sabores e harmoniza perfeitamente com massas, polenta ou um purê de batatas bem cremoso.
Tempo de preparo: Aproximadamente 2 horas
Rendimento: 2-4 porções
Ingredientes
- 500 g de linguiça toscana sem pele e desfeita
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 cenoura ralada
- 2 talos de salsão picados
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 400 g de tomate pelado picado
- 1 xícara de vinho tinto seco
- Folhas de louro a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de oliva
- Salsinha picada (opcional)
Modo de preparo
- Em uma panela grande, aqueça o azeite e adicione a linguiça desfeita, deixando-a dourar bem e mexendo para que ela cozinhe de forma uniforme.
- Quando a linguiça estiver bem dourada, acrescente a cebola, o alho, a cenoura e o salsão à panela. Refogue tudo junto até os vegetais ficarem macios e levemente “caramelizados”.
- Incorpore o tomate pelado e o vinho na receita. Em seguida, adicione o extrato de tomate, mexendo bem. Deixe tudo cozinhar por alguns minutos para que o álcool do vinho evapore e o molho comece a encorpar.
- Adicione louro, sal e pimenta-do-reino novamente mexendo bem, reduza o fogo e deixe o ragu cozinhar lentamente por 45-60 minutos com a panela fechada. De vez em quando, abra e mexa.
- Retire as folhas de louro do preparo antes de servir. Decore o prato que vai levar o ragu com salsinha picada se desejar.
Toque de cozinha italiana tradicional numa refeição completa? Check!
Receita de ragu de costela bovina
Para esta última receita, reserve várias horas de cozimento lento se quiser o resultado mais desfiado, “caramelizado” e gostoso da face da Terra. Pode confiar: vale a pena!
Tempo de preparo: 4 horas
Rendimento: 5 porções
Ingredientes
- 1 kg de costela bovina cortada em pedaços
- 2 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 2 cenouras raladas
- 2 talos de salsão picados
- 400 g de tomate pelado picado
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 xícara de vinho tinto seco
- 1 ramo de tomilho fresco
- Folhas de louro a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Azeite de oliva
Modo de preparo
- Em uma panela grande, aqueça o azeite e sele os pedaços de costela até que fiquem bem dourados. Reserve.
- Na mesma panela, refogue as cebolas, o alho, a cenoura e o salsão.
- Quando todos os ingredientes estiverem macios, retorne a costela à panela e acrescente o vinho tinto. Espere o vinho esquentar em fogo baixo-médio e vá raspando o fundo enquanto mistura todos os insumos para obter o máximo de sabor.
- Acrescente o extrato de tomate e os tomates pelados, mexendo bem.
- Adicione também louro, o ramo de tomilho, sal e pimenta-do-reino. Mexa novamente.
- Cubra tudo com água ou caldo de carne e deixe cozinhar em fogo baixo por 3-4 horas ou até que a costela esteja “desmanchando” e o molho bem encorpado.
- Retire o louro e o ramo de tomilho, desfie a costela e misture-a no molho antes de servir.
Experimente preparar seu ragu especial num almoço de domingo ou numa ocasião comemorativa para impressionar a turma com um prato repleto de sabor e tradição e, quando bater a vontade de explorar novas possibilidades, volte ao blog Deliway para mais inspirações!
Deixe seu comentário