Os pratos típicos espanhóis incluem, claro, a famosa paella, mas se estendem ao gazpacho, ao pisto, à tortilla, às tapas (petiscos) e às croquetas. Outras delícias da Espanha são os churros e o jamón, um presunto cru que é salgado e curado (seco).
Além das opções mencionadas, o país ibérico ainda apresenta uma variedade incrível de receitas, e muitos pratos estão presentes até hoje nas nações colonizadas pela Espanha nas Américas. Elas incluem ingredientes frescos e não industrializados, com muitos tipos de vinagre, azeite de oliva e aromas marcantes, que resultam em pratos coloridos e cheios de sabor.
Já deu água na boca, não é? Descubra mais sobre as preciosidades da gastronomia hispânica que podem aprimorar seu cardápio!
Qual a culinária da Espanha?
Por ser originária de um dos países desbravadores dos mares, a gastronomia espanhola é conhecida por conter muitos frutos do mar. Os pães também fazem parte de várias receitas e estão sempre acompanhados de boas taças de vinhos, outra marca registrada do país.
Um dos tesouros da Espanha é o jamón Pata Negra, que difere do tradicional quanto à raça do porco, à alimentação do animal e ao tempo de maturação da carne, que pode levar até 30 meses.
Os queijos também estão fortemente ligados às tradições hispânicas, destaque para o cabrales, o idiazabal e a torta del casar. Tudo isso fez com que o país se tornasse, aos poucos, uma das maiores autoridades gastronômicas da Europa!
Que tal conhecer alguns pratos internacionais dessa parte específica do mundo?
22 pratos típicos da culinária espanhola
Juntando traços culturais, iguarias de várias regiões da península ibérica e a troca de receitas de gerações em gerações, os especialistas Deliway chegaram a esta lista com alguns dos “patrimônios gastronômicos” da Espanha.
Prepare-se para uma viagem de sabores inigualáveis!
1. Paella
Provavelmente o prato típico espanhol mais conhecido, a paella leva arroz e açafrão cozidos com frutos do mar, frango, carne de coelho, legumes e feijão. Originária da região de Valência, é um dos pratos mais emblemáticos da Espanha.
Ela tem suas raízes nas áreas rurais, onde os camponeses preparavam refeições em grandes frigideiras redondas chamadas de “paelleras” em fogo aberto.
E, embora a versão mais conhecida seja a paella valenciana, há diversas variações regionais, cada uma levando em conta os ingredientes predominantes daquela cidade, vila ou família.
2. Tortilla española
Esta espécie de omelete feita com batatas, ovos e cebola frita em azeite é uma comida popular em todo o país, e costuma ser servida como tapa (petisco), lanche, ou refeição principal.
Ela é tão popular que pode ser encontrada em bares, cafés, restaurantes, eventos sociais e até em festivais.
Em 2020, a tortilla española foi declarada patrimônio cultural imaterial pela Real Academia de Gastronomia da Espanha, um título que reconheceu sua importância na culinária e na cultura do país.
3. Gazpacho
O gazpacho é uma sopa fria de tomate, pepino, pimentão, alho, azeite e vinagre, de sabor refrescante e muito consumida no verão, especialmente no Sul da Espanha.
Embora a receita tradicional seja a mais consumida, existem variações regionais e receitas adaptadas que levam melancia, morangos, abacate, amêndoas e até mesmo pão amanhecido.
4. Pulpo a la Gallega
O polvo cozido e cortado em fatias, servido com batatas, páprica e azeite é uma especialidade da Galícia, região no Noroeste da Espanha, e conquista amantes da gastronomia mundo afora por causa de sua simplicidade.
A carne é cozida em água fervente com uma rolha de cortiça para ajudar a amaciá-la, e o resultado final é acompanhado por pães e azeite de oliva. Também é comum ser servido com vinho branco.
5. Jamón ibérico
O jamón é, na verdade, um insumo e não um prato propriamente dito, mas entra na lista porque não dá para falar de Espanha sem falar dele!
Imagine o ingrediente quase como um presunto curado, seco naturalmente, feito com o pernil inteiro de porcos da raça ibérica, famoso pelo sabor marcante e pela textura suculenta, que é consumido em fatias finas, como aperitivo ou parte de sanduíches.
Diferentemente de alguns pratos da lista, o jamón pode ser considerado um item de luxo, principalmente se o animal for da raça “Pata Negra”. Nesses casos, o valor da peça inteira do pernil (foto) pode variar de R$ 5 mil até R$ 20 mil.
6. Croquetas
São bolinhos fritos, feitos com molho bechamel e recheados com carne, peixe, presunto, queijo ou vegetais, que resultam em um petisco muito popular em bares e restaurantes espanhois.
Fazer croquetas perfeitas é um desafio, pois o prato requer habilidade para obter a consistência certa da massa e garantir crocância por fora e cremosidade por dentro. Inclusive por esse motivo, muitas famílias têm suas próprias receitas passadas de geração em geração.
7. Calamares a la Romana
O prato é feito com anéis de lula (calamares) mergulhados em uma massa leve e crocante de farinha de trigo, farinha de milho ou farinha de rosca, e, depois, fritos em óleo quente até ficarem dourados.
Seu acompanhamento? Molhos! A exemplo do aioli (maionese de alho), marinara ou tártaro.
Uma curiosidade é que, apesar do nome “à romana”, este prato não é uma referência às comidas italianas: a versão da Itália é chamada de “calamari alla Romana”, e foi influenciada pela própria receita espanhola!
8. Fabada asturiana
Originária da Região das Astúrias, a fabada asturiana é um ensopado espesso e considerado uma refeição “robusta”, que leva os seguintes ingredientes:
- feijão branco;
- chorizo;
- morcela;
- toucinho;
- cebola;
- açafrão;
- pimentão; e
- carne de porco.
O recipiente em que a fabada é cozida é conhecido como “pote asturiano”, e é feito de barro. Esse tipo de panela ajuda a manter o calor de maneira uniforme durante um cozimento bem lento.
A receita é tradicionalmente servida com pão de casca crocante e cidra asturiana, insumos que complementam os sabores do prato. Em sua região de origem, inclusive, existe um evento anual, chamado de ”Festival Internacional de la Fabada”, em que chefs de todo o mundo competem para fazer a melhor receita.
9. Chorizo español
O chorizo é uma linguiça conhecida por seu sabor e qualidade e, como em outras receitas da lista, o preparo desse prato varia de acordo com a região.
O chorizo de Pamplona, por exemplo, é conhecido por seu sabor picante, enquanto o de León é famoso pela sua qualidade premium.
De qualquer forma, ele sempre precisa ser curado ao ar livre, pendurado em secadores ou defumadores durante várias semanas, alguns até durante meses! E é esse processo de cura lenta que dá ao chorizo seu sabor característico.
A receita costuma levar carne e gordura de porco, alho e uma mistura de especiarias, incluindo pimentão doce ou picante. Assim como o jamón ibérico, o chorizo espanõl também é certificado como patrimônio da culinária nacional da Espanha.
10. Escudella i carn d'olla
A escudella é um cozido catalão feito com uma variedade de carnes, a exemplo de frango, linguiça, almôndegas e carne de porco, além de vegetais e legumes, e servido em duas etapas:
- primeiro, a sopa, conhecida como escudella; e
- depois, a carn d'olla, que são os sólidos (carnes e legumes) retirados do caldo e servidos separadamente.
A receita costuma ser acompanhada de molhos tradicionais, como a “salsa de picada”, uma mistura de alho, salsa, amêndoas e azeite de oliva, adicionando um sabor extra à carne e aos legumes.
11. Cocido madrileño
Um cozido feito com carne de porco, chouriço, morcela, frango, batata, repolho, grão-de-bico e cenoura, o cocido madrileño é tão saboroso por causa de seu cozimento lento, no qual os ingredientes são fervidos juntos por várias horas.
E o prato é servido em três etapas:
- primeiro, o caldo é consumido como uma sopa;
- em seguida, os grãos-de-bico e legumes são servidos; e
- por fim, a carne e os embutidos entram à parte.
Em Madrid, o cocido é tão amado que alguns restaurantes reservam um dia apenas para servi-lo, conhecido como “Dia do Cocido”. Para acompanhar a receita, é comum as pessoas optarem por pão fresco, azeite de oliva e, é claro, uma boa garrafa de vinho.
12. Bocadillos
Os bocadillos são sanduíches feitos com pão rústico que podem conter diversos recheios: atum, frango, carne, jamón, vegetais, dentre outros. Os espanhóis têm o hábito de consumi-los no “almuerzo” (lanche da manhã) ou na “merienda” (lanche da tarde).
Apesar de ser uma tradição gastronômica, esse prato foi adaptado às tendências e, nos últimos anos, surgiram até os “bocadillos gourmet”, que incluem ingredientes à base de queijos artesanais, jamón de alta qualidade e molhos caseiros.
13. Rabo de toro
Esse prato nada mais é do que um guisado de rabo de touro cozido lentamente com vinho tinto, legumes e temperos; uma especialidade da Região de Andaluzia, servida como prato principal com frequência.
Apesar de suas origens rurais e humildes, a receita ganhou popularidade não apenas na Espanha, mas também em outros países ao redor do mundo, tanto é que faz parte do cardápio de muitos restaurantes espanhóis tradicionais, sendo apreciada por sua riqueza de sabor e textura.
O prato geralmente vem acompanhado de purê de batatas, arroz ou pão para absorver o molho.
14. Espinacas con garbanzos
É um espinafre cozido com grão-de-bico, alho, azeite e temperos, receita saudável e deliciosa que pode ser servida como prato principal acompanhada de pão ou como acompanhamento para carnes e peixes.
Nela, o contraste entre o sabor ligeiramente amargo do espinafre com a cremosidade e o sabor suave do grão-de-bico é surpreendente!
15. Gambas al ajillo
Imagina só a delícia: camarões (gambas) cozidos em azeite de oliva com alho (ajillo), pimenta e pimentão, que resultam em um prato popular em todo o país, servido como aperitivo.
Quem consome ainda pode mergulhar pedaços de pão no azeite de alho, absorvendo os sabores e garantindo uma experiência gastronômica inesquecível.
16. Cochinillo asado
O cochinillo é um leitão assado lentamente até ficar macio por dentro e dourado por fora; uma especialidade da região de Castela e Leão e, mais especificamente, da cidade espanhola de Segóvia.
Uma característica marcante do prato é a apresentação, já que o leitão é servido inteiro em uma bandeja grande, acompanhado de batatas assadas, legumes cozidos ou saladas frescas.
17. Zarzuela
Este preparo é um ensopado de frutos do mar que inclui camarões, mexilhões, peixes e lagostins cozidos em um molho de tomate picante, e uma especialidade na região da Catalunha.
Na lista de ingredientes estão tomates maduros, alho, cebola, azeite de oliva, vinho branco e uma mistura de ervas frescas, como salsa e coentro. O molho é cozido lentamente para permitir que os sabores se misturem completamente.
18. Patatas bravas
Nada mais são do que batatas fritas de forma rústica e em cubos, servidas com molho picante de tomate – daí o nome! – e maionese.
As papas – como também são chamadas –costumam ser consumidas em bares e restaurantes de tapas ou como acompanhamentos de pratos típicos, e algumas receitas orientam fritar as porções duas vezes, o que ajuda a obter uma textura crocante por fora e macia por dentro.
19. Pisto manchego
É basicamente um refogado de vegetais, originário da Região da Andaluzia!
Ele leva tomate, pimentão, abobrinha e cebola, cozidos em azeite e temperado com alho e pimenta, e pode ser servido como prato principal ou acompanhamento e até usado para rechear empanadas e tortas salgadas.
20. Crema catalana
O primeiro doce a abrir a lista é uma sobremesa feita com creme de leite, gemas de ovo e açúcar, uma especialidade da Catalunha, aromatizada com casca de limão e canela, combinação que dá, à receita, seu sabor único.
Ao contrário do crème brûlée francês, que é cozido no forno em banho-maria, a crema catalana vai no fogão até atingir a consistência desejada, então, ganha uma textura mais leve.
O doce espanhol também é finalizado com uma fina camada de açúcar gratinado na superfície, criando uma espécie de crosta crocante que contrasta com a cremosidade do recheio por baixo.
21. Churros con chocolate
Os churros são uma delícia bem conhecida por aqui, mas que, originalmente, têm algumas particularidades. Em terras espanholas, a receita é de uma massa comprida e bem mais fina, frita e polvilhada com açúcar e servida com chocolate quente e uma dose de café espresso separadamente.
O lanche costuma ser popular especialmente no café da manhã, o que o diferencia ainda mais do churros do Brasil. Diferentemente da versão brasileira, a original não tem recheio por dentro, já que, na Espanha, você deve mergulhar a pontinha do doce no chocolate e saborear essa delícia a cada mordida, como manda o figurino por lá.
22. Tarta de Santiago
A última sobremesa que fecha a lista é uma torta típica da região da Galícia, feita com amêndoas, ovos, açúcar e raspas de limão.
Ela remonta ao século XVI, e sua origem está ligada à peregrinação à cidade de Santiago de Compostela, um dos mais importantes locais de peregrinação na Espanha.
A torta é decorada com uma cruz de Santiago em açúcar de confeiteiro, e o símbolo representa a Ordem de Santiago, uma cavalaria medieval fundada para proteger os peregrinos a caminho da cidade sagrada.
Grande parte desses pratos típicos fazem parte do cotidiano de países que falam espanhol e se perpetuam em cardápios de restaurantes e lares por causa da herança cultural deixada durante a colonização, especialmente ligadas à paixão pelos temperos verdes, molhos picantes e a harmonização de vinhos e queijos.
Mas, agora que você tem nas mãos um verdadeiro guia gastronômico da Espanha, é só organizar a sua cozinha para começar a produzir cada receita. Mão na massa, literalmente!
Deixe seu comentário