Quer saber como planejar o piquenique perfeito? Separe um papel e uma caneta e coloque, em lista, aquilo que não pode faltar de jeito nenhum: comidas e bebidas, opções de locais para o evento, possibilidades de datas e horários, convidados, utensílios e objetos, temática e decoração quando for possível.
Conforme solucionar ou providenciar as coisas, vá eliminando da lista item por item até não precisar pensar em mais nada. Dessa forma, o seu planejamento não ficará cansativo ou complicado demais, mesmo se você fizer tudo por conta própria.
Além disso, tenha sempre em mente que a prioridade é a diversão e estar perto de quem você ama, criando novas lembranças e aproveitando o contato com a natureza.
Precisa de ajuda nos preparativos? Se sim, veio ao lugar certo! Continue a leitura deste artigo e veja nossas sugestões de finger food para servir, além de dicas e orientações necessárias para piqueniques incríveis.
6 passos para organizar um piquenique perfeito
1. Defina a temática
Algumas pessoas fazem dos piqueniques encontros românticos, momentos em família e reuniões entre amigos, outras estão transformando esses eventos em grandes comemorações e celebrações. Por exemplo:
- aniversários;
- chás - revelação, de cozinha ou de bebê;
- despedidas - de solteiros ou de viajantes;
- noivados; e
- renovações de votos.
O seu piquenique tem relação com alguma ocasião especial? Você quer torná-lo mais exclusivo por alguma razão? Ou você acha que os convidados ficarão felizes com a possibilidade de tirar fotos “instagramáveis” para publicar nas redes sociais? Se sim, defina uma temática e estabeleça um propósito para ele.
Isso vai ajudar na escolha dos convidados, na mensuração da quantidade de comes, bebes e descartáveis, se haverá drinks alcoólicos ou somente drinks sem álcool e principalmente na hora de decorar. Também pode influenciar na escolha de local e data.
2. Escolha o lugar
Separe algumas alternativas de parques, praças e áreas ao ar livre nos quais você gostaria de fazer o seu piquenique e selecione a melhor opção, levando em consideração:
- distância do local em relação à casa dos convidados;
- facilidade de acesso de carro ou transporte público;
- disponibilidade de estacionamento (e preço); e
- gratuidade na entrada.
Descubra se existe algum empecilho ou necessidade de algum tipo de autorização para fazer reuniões como essa no local que você escolher e faça questão de uma sombrinha sempre.
Caso tenha convidado crianças, avalie a segurança da área e, se achar que alguém vai levar o cachorro ou o gato ao evento, verifique se pets são realmente bem-vindos.
3. Marque data e hora
Depois de escolher o lugar do seu piquenique, agende dia e horário para ele acontecer.
Analise a previsão do tempo
Escolha uma data dentro das próximas duas semanas contadas a partir do momento em que você decidir planejar e organizar o piquenique.
Faça isso sabendo que as previsões do tempo mais confiáveis da internet mostram possibilidades de chuva e variações de temperatura dentro do período de 15 dias, o que pode aumentar as suas chances de acertar o momento para um evento ao ar livre.
Pense nos convidados
Verifique a disponibilidade dos convidados que não podem faltar e, se achar válido, pergunte a eles quais opções de horário mais os agradariam na data escolhida.
Comece mais cedo se o piquenique acontecer no domingo, para que todo mundo consiga aproveitar ao máximo. Mesmo assim, em qualquer dia, evite o sol forte, que vai mais ou menos das 11h às 14h.
Lembre-se que a atração principal são os comes e bebes, então, não marque sua reunião para logo depois do almoço. Que tal fazer um brunch ou lanche da tarde?
Uma vez definidos o local, a data e o horário, repasse a lista de convidados e confirme a presença de cada um deles. Assim, você evita desperdício na hora de calcular a comida e pode até combinar uma divisão de “quem leva o quê”.
4. Prepare o menu
Agora sim! Vá direto às ideias de comidas e bebidas para o seu piquenique.
Quais comidas levar para um piquenique?
Entre as melhores opções, estão:
- Doces: bolo de chocolate e outros bolos caseiros, cupcakes, biscoitos, bolachas e chocolates.
- Salgados: tortas, quiches ou empadões com uma deliciosa massa podre, salgados assados, salgadinhos, tábuas de frios, sanduíches e lanches.
- Bônus: frutas da estação.
Quais bebidas levar para um piquenique?
Das opções não-alcoólicas, todas: refrigerantes, sucos, chás gelados, água, água saborizada e até drinks sem álcool. Quanto às bebidas alcoólicas, você pode levar cerveja, champagne, vinhos e gin com especiarias.
O que não levar de jeito nenhum?
Além de alimentos difíceis de comer, evite os que:
- precisam ser aquecidos antes do consumo;
- fazem muita sujeira;
- podem amassar, esmigalhar ou estragar durante o transporte; e
- estragam com facilidade fora da geladeira ou com o calor.
Evite também bebidas que vazem ou estourem ou que percam o gás em pouco tempo.
Sobre quantidade
A quantidade de cada alimento e de petiscos para receber amigos ou familiares no piquenique vai depender do número de convidados, mas recomendamos pelo menos 3 opções de doces, outras 3 de salgados e mais 2 ou 3 de bebidas.
Quer saber exatamente o que levar para comer em um piquenique?
Aposte no simples, saboroso e colorido para adicionar beleza e saudabilidade ao seu evento.
Se gostar, divida suas ideias de lanche para piquenique pela cor dos alimentos:
- Vermelhos: morangos, melancias ou tomates, que podem ser apresentados individualmente como aperitivos fáceis ou fazer parte de algum prato.
- Verdes: pepino como ideia de petisco ou adicionado à água aromatizada, amendoim de cebola e salsa, ervilhas com wasabi ou pistache.
- Amarelos e laranjas: cenoura em palitinhos ou como ingrediente de um lindo bolo, carambola em rodelas, suco nutritivo de laranja, melão em fatias, tangerina, alguns tipos de abóbora feitos no forno e por aí vai.
- Azuis e roxos: mirtilo no topo de cupcakes ou nos drinks, ameixas e uvas.
Dedique um tempo para a higienização de frutas, verduras e legumes antes de usá-los ou servi-los, tudo bem?
5. Finalmente, separe os utensílios
Com a sua lista em mãos e riscando os itens conforme for providenciando-os, separe utensílios e objetos indispensáveis para o piquenique:
- toalha de mesa e guardanapos;
- pratos e talheres descartáveis;
- copos e taças descartáveis;
- tapetes ou cangas;
- almofadas ou cadeiras;
- protetor solar e repelente;
- lenço umedecido;
- sacolas de lixo para recolher a sujeira;
- garrafa e bolsa térmicas; e
- decoração.
Ao montar a mala, caixa, cesta ou bolsa com as coisas que você vai levar ao evento, comece pelos não perecíveis, depois coloque talheres e outras coisas e por último a toalha que será usada como apoio dos alimentos. É nessa ordem, inversa, que você fará a montagem do piquenique. Alimentos e bebidas vão à parte.
6. Separe jogos e atividades
Por último, mas não menos importante, escolha alguns jogos, brinquedos e outros itens para levar, pensando em atividades que possam acontecer durante o encontro. Mesmo que os convidados sejam todos adultos.
Algumas sugestões:
- baralho e UNO;
- jogos de tabuleiro;
- jogos que remetem à infância;
- violão e outros instrumentos;
- corda para pular;
- bola de futebol ou vôlei;
- peteca; e
- bolinha de sabão.
Todo mundo precisa viver a experiência de um piquenique e não há nada tão gratificante quanto proporcionar esse momento para as pessoas que amamos, oferecendo a elas a possibilidade de estarem juntas, comendo e bebendo coisas gostosas, em contato com a natureza.
Então, depois de organizar e planejar cada detalhe, relaxe e viva o dia sem ter pressa para encerrá-lo. Acompanhe as interações, veja as expressões no rosto dos seus convidados e sinta orgulho do que você fez. Pode apostar: vai ser demais!
Deixe seu comentário