O hambúrguer precisa de um blend macio, suculento e que aumente o sabor do sanduíche, certo? Por isso, um bife exclusivo de patinho pode não trazer o resultado desejado. Para criar o sabor que você procura, busque misturar mais de um tipo de carne.
Alcatra e fraldinha podem ser uma ótima combinação, mas você sabe porque é preciso misturar os cortes de carnes? A resposta é bem simples: equilibrar as porcentagens de gordura, aumentar a textura e realçar o sabor final.
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto, além de aprender como fazer um hambúrguer caseiro!
Vamos lá?
O que é o blend de carne?
É como chamamos o resultado de uma mistura entre dois ou mais tipos diferentes de carnes, como coxão duro e patinho, fraldinha e peito bovino, fraldinha e acém, entre outros.
Ao misturar os tipos de cortes, o hambúrguer passa a ter um sabor diferenciado com novas texturas e características, transformando cada blend em uma experiência única!
Confira, abaixo, as melhores opções para essa mistura.
Melhores carnes para blend de hambúrguer
Picanha, filé mignon, fraldinha e coxão duro estão no topo da lista de melhores cortes de carne para hambúrguer.
A alcatra, o peito de boi e a costela terminam nossa lista de melhores opções, porém, é preciso ter cuidado com esses cortes em especial, isso porque o percentual de gordura dessas peças é bem alto.
Inclusive, a costela e o peito bovino são os tipos de carne mais gordurosos dessa lista, o que pode trazer um sabor enjoativo ao seu blend caso não seja misturado a outro corte com baixo percentual de gordura.
Sendo assim, lembre-se de que a costela e o peito bovino não devem ser misturados por conter muita gordura, assim como a fraldinha e o filé mignon também não fazem um bom par, pois ambos são cortes magros, o que traz um aspecto seco ao blend.
Então, qual seria o blend ideal para preparar aquele hambúrguer saboroso, macio e que desmancha na boca?
Qual o blend ideal para hambúrguer?
Para preparar um blend ideal, é preciso respeitar as características individuais de cada corte, por exemplo, o peito bovino possui bastante gordura, por isso, usar 20 g desse corte em um blend composto por 50 g de fraldinha e 30 g de acém pode ser um sucesso.
Além dessa mistura, existem ainda outras composições que garantem uma explosão de sabor. Veja só!
Tipos de blend de hambúrguer
Lembre-se de que essas são somente boas sugestões e que você pode criar outras misturas a partir do seu gosto pessoal, ok?
- Opção 1: proporções iguais de peito bovino e coxão duro.
- Opção 2 para 100 g de blend: 50 g de acém, 40 g de fraldinha e 10 g de peito bovino.
- Opção 3 para 180 g de blend: 100 g de acém e 80 g de costela.
- Opção 4 para 200 g de blend: 80 g de alcatra, 80 g de acém e 40 g de peito bovino.
Basta misturar os cortes, temperar o hambúrguer com seus ingredientes favoritos e levar para o grill, frigideira ou churrasqueira.
Por falar em churrasqueira, você sabia que a quantidade de carne muda quando o blend é assado no carvão? Veja o porquê.
Blend para hambúrguer na churrasqueira
Para que o resultado não seja um blend seco, duro ou que tenha gosto de queimado, você precisa preparar um hambúrguer com mais de 180 g de carne ou usar uma peça com maior quantidade de gordura na preparação, assim, seu hambúrguer ficará mais suculento.
Como regrinha básica, lembre-se sempre que uma boa mistura para churrasqueira precisa conter no mínimo 20% de gordura. Sendo assim, experimente a seguinte composição:
- 144 g de costela + 36 g de fraldinha, temperadas com sal, pimenta-do-reino e páprica defumada.
A dica final é: não coloque o blend direto na grelha para assar, use uma frigideira de ferro. Utilizando essa técnica, o suco da carne não será perdido, mantendo a suculência e a maciez do corte, mesmo que o ponto de preferência seja o bem-passado.
Por falar nisso, você sabe quanto tempo demora para o blend ficar pronto na churrasqueira?
Qual o ponto ideal do blend na churrasqueira?
O tempo de preparo tem a ver com o ponto ideal da carne para cada pessoa. Seguindo essa informação, você pode optar por:
- Mal-passado: para ter esse resultado, você deve grelhar a carne de 2 a 3 min de cada lado.
- Ao ponto: precisa ser grelhado em média 3 min e 30 seg de cada lado.
- Bem-passado: deixe o bife na frigideira ou chapa por mais de 4 minutos de cada lado.
Agora que você está por dentro do assunto, é hora do bônus: uma receita suculenta e incrível de hambúrguer artesanal.
Receita de blend para hambúrguer
Você vai precisar de uma tigela para misturar as carnes, uma balança de cozinha para pesar os blends e um pires, aqueles pratinhos que acompanham as xícaras de café, sabe? Eles podem servir como moldes para o blend.
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 7 blends de 180 g cada
Ingredientes para o hambúrguer
- 7 pães de hambúrguer amanteigados
- 2 tomates italianos
- 7 folhas de alface
- 7 fatias de queijo mussarela
- 7 fatias de queijo cheddar
- Maionese e molho barbecue a gosto
Ingredientes para o blend
- 350 g de peito bovino
- 350 g de pescoço bovino
- 600 g de acém
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- Sal, pimenta-do-reino e páprica defumada a gosto
Modo de preparo
- Em uma tigela, coloque a quantidade de carne indicada, totalizando em média 1,2 kg de carne para que seja possível preparar 7 blends de 180 g cada.
- Em seguida, adicione os temperos e mexa bem. Deixe a mistura descansar por cinco minutos.
- Comece a moldar os blends com ajuda do pires, lembre-se de pesar cada um para que fiquem todos do mesmo tamanho.
- Leve os blends para a geladeira e deixe descansar até a hora do preparo. Separe-os com a ajuda de um papel-filme ou manteiga cada um dos blends antes de levá-los à geladeira.
- Coloque o azeite de oliva em uma frigideira e deixe esquentar. Em seguida, em fogo médio, coloque o blend e deixe grelhar por, em média, 3 minutos, então, vire o hambúrguer e espere mais 3 minutos.
- No último minuto, adicione as fatias de queijo cheddar e mussarela, coloque poucas gotas de água na frigideira quente e tampe. Desse modo, os queijos ficarão derretidos com ajuda do vapor sem queimar o blend.
- Monte o seu hambúrguer da seguinte maneira: pão, maionese e molho barbecue, alface, tomate e o blend com os queijos.
Pronto! É só servir e aproveitar a noite do hambúrguer com os amigos, compartilhando as ideias e os novos aprendizados sobre blends. Que tal servir uma deliciosa maionese temperada junto com o hambúrguer? Bom apetite!
Deixe seu comentário