Para vender quentinha você precisa de planejamento, definição de modelo de negócios, logística voltada à produção e às vendas, atenção na hora de comprar insumos e também ao calcular margem de lucro. Esse é, basicamente, o começo de qualquer negócio.
Se quiser ganhar dinheiro com as marmitas, saiba que elas precisam ter bom custo-benefício para atrair a atenção do consumidor e devem ser muito bem-preparadas, caso contrário, só será possível vendê-las ao mesmo cliente uma única vez e nunca mais.
Veja a seguir como conseguir isso, quais preocupações ter para vender bem via delivery e algumas possibilidades de cardápios para lugar que vende quentinha.
4 segredos para começar a vender quentinha
Trouxemos para você quatro dicas de outros empreendedores, comerciantes de quentinhas e especialistas de mercado. Elas podem ser valiosas para o início da sua produção e vendas e para a fidelização de clientes, entre outros aspectos.
1. Antes de qualquer coisa, defina seu modelo de negócio
Você terá um espaço físico para que possam “passar e retirar” uma compra ou venderá as quentinhas somente através de delivery? A resposta para essa pergunta será um importante ponto de partida.
A partir dela, calcule quanto você precisará investir de dinheiro para abrir suas portas e/ou iniciar suas vendas; pense na parte burocrática, verifique a necessidade de autorizações e alvarás de funcionamento e pesquise o máximo possível sobre como vender quentinha no delivery, caso esse seja o objetivo.
Aspectos importantes que você precisa ponderar se decidir trabalhar com entregas:
- raio de alcance dos motoboys;
- uso de motoboy próprio ou de aplicativo de delivery;
- viabilidade ou não de realizar as entregas com bicicleta;
- escolha das embalagens mais adequadas para que tudo chegue gostoso e sem complicações;
- sistema específico de controle das vendas, bem como de rastreamento dos entregadores.
Ao definir seu modelo de negócios, considere também quando e onde você pretende comprar insumos para produzir as refeições, se terá fornecedores fixos e quem serão essas pessoas, além de como você pagará pelos produtos.
E mais: estabeleça antes mesmo de começar a funcionar os dias e horários de abertura do seu empreendimento, mesmo que você opte por alterá-los no decorrer dos primeiros meses.
2. Entenda a demanda dos consumidores e analise a concorrência
Faça pesquisas, converse com a vizinhança, pesquise a opinião de amigos e dedique seu tempo para conhecer as preferências e os interesses de quem costuma consumir marmita e pretende começar a comprar com você.
Além disso, estude sua concorrência. Verifique o menu que oferecem todos os dias e se vendem marmitex com churrasco ou com feijoada em datas específicas da semana, tomando nota dos preços cobrados por cada refeição e, sempre que possível, experimente essas quentinhas para conhecer a qualidade.
O importante é descobrir o que os outros NÃO vendem, mas que você pode comercializar e tornar isso um diferencial do seu empreendimento.
3. Planeje o cardápio com antecedência
Essa é uma dica que vai trazer maior segurança para o início das vendas e ajudar no planejamento do funcionamento do seu empreendimento no futuro: não comece a comercializar quentinhas se não tiver pré-definido o menu de algumas semanas para frente.
A antecipação ajuda empreendedores a se precaverem também em relação ao estoque e a negociarem melhores valores e formatos de pagamentos com os fornecedores. Então, planeje-se.
Lembre que um cardápio de marmitex, assim como o de pratos executivos, deve ser simples, porém atraente e com descrições completas das opções. Ele deve ser apresentado aos consumidores em um layout caprichado, bonito e de fácil leitura, mesmo se for um menu digital.
Adicione às descrições todas as informações necessárias sobre os pratos e adeque cores, formas e imagens à identidade visual do empreendimento como um todo. Você vai arrasar!
4. Divulgue o trabalho
Crie perfis nas redes sociais, faça panfletos para distribuir pelo bairro e mande mensagem para quem você conhece pensando em divulgar o negócio como um todo, incluindo dias e horários de funcionamento.
Apresente cada prato, fale sobre seus processos de produção e fornecedores, conte um pouco da sua história e deixe explícito o modelo de vendas escolhido - retirada, consumo no local ou delivery, por exemplo.
Usufrua das páginas na internet para mostrar as opções da semana, trazer curiosidades sobre o empreendimento e talvez oferecer combos, promoções ou fazer um sorteio para atrair novos interessados.
Parece tudo pronto para o sucesso, mas...
Como ganhar dinheiro vendendo quentinhas?
A resposta para essa pergunta está na matemática e nos cálculos de: quanta comida vai em cada marmita, quantos quilos de cada insumo você precisará para a produção completa do dia ou da semana, valor em reais que será direcionado para a compra de embalagens e lucro que você terá por cada item vendido.
Se quiser ganhar dinheiro vendendo marmitas:
- Calcule com atenção quanta comida vai em cada marmitex.
- Entenda com quantos quilos de alimento você consegue produzir para um dia, dois ou uma semana toda.
- Pesquise antes de escolher suas embalagens.
Depois, reúna essas informações para definir o valor final do seu produto.
Calculando a quantidade de comida e escolhendo embalagens
Você vai precisar definir o tamanho (ou os tamanhos) das suas quentinhas - pequenas, médias ou grandes - e estabelecer um padrão de peso para cada porção de cada alimento que fará parte da montagem: para refeições pequenas, por exemplo, 100 g de carboidratos + 100 g de proteínas + 50 g de salada.
Com isso em mente, vá atrás de fornecedores de embalagens que preferencialmente já tenham o hábito de negociar com vendedores de marmitas e levante preços, prós e contras de cada alternativa.
Conte com a ajuda desses fornecedores para decidir se você vai querer embalagens de um ou outro material, que possam ir ao forno ou micro-ondas, etc. e faça a sua escolha.
Comprou? Antes de começar a produzir para vender, experimente cozinhar 500 g ou 1 kg de arroz, feijão, macarrão, frango ou carne pelo menos para ter ideia de quantas refeições você consegue montar com essa quantidade de insumos.
Coloque tudo no papel e calcule o preço total do produto, que será repassado ao consumidor já com sua porcentagem de lucro.
Definindo o preço de cada quentinha
Some o valor total investido na compra dos insumos para a “produção-teste” e faça a divisão dessa quantia pelo número final de marmitas que você conseguiu preparar usando os alimentos.
Acrescente ao valor de cada marmita parte dos gastos com:
- equipamentos;
- manutenções;
- mão de obra;
- temperos;
- óleo/azeite;
- gás; e
- embalagens.
Some tudo a uma porcentagem de margem de lucro definida por você de acordo com a concorrência e com as possibilidades financeiras dos consumidores que pretender atrair. Assim ficará definido o valor cobrado pelos marmitex individuais.
Mãos à obra! Se precisar de inspiração, logo abaixo estão algumas opções de cardápios para ajudar, com uma base nos cálculos e nas vendas.
Ideias de cardápio para quentinhas
A seguir, estão algumas ideias de cardápios semanais (segunda a sexta) para produção de marmitex e em todas as sugestões você verá que os alimentos sugeridos estão separados entre:
- Carboidrato principal: adicionado em maior quantidade à quentinha.
- Carboidrato secundário ou complemento (não necessariamente carboidrato), geralmente adicionado em menor quantidade na hora da montagem.
- Proteína.
- Legume, vegetal ou salada.
A divisão pode servir apenas como referência e não necessariamente precisa ser feita dessa forma, mas se for substituir os ingredientes de um dia pelos de outro, faça as mudanças entre itens da mesma “categoria”, preocupando-se em manter a alimentação dos clientes sempre equilibrada.
Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 | Dia 4 | Dia 5 | |
Carboidrato Principal | Arroz | Arroz | Macarrão à bolonhesa | Arroz e/ou Macarrão | Arroz |
Carboidrato Secundário ou Complemento | Feijão | Purê de batata | Fritas (opcional) | Feijão | Feijão e/ou Farofa de cenoura |
Proteína | Frango à milanesa | Peixe empanado ou grelhado | Linguiça assada | Carne moída | Carne com batata |
Legume, vegetal ou salada | Repolho refogado | Legumes refogados | Cenoura grelhada | Salada | Couve |
Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 | Dia 4 | Dia 5 | |
Carboidrato Principal | Arroz integral ou comum | Arroz | Arroz integral | Arroz e/ou Macarrão | Macarrão |
Carboidrato Secundário ou Complemento | Feijão e/ou Maionese | Feijão | Feijão e Vinagrete | Feijão | Feijão e/ou Fritas |
Proteína | Carne bovina cozida | Frango à parmegiana | Carne moída | Coxa de frango assada | Filé de frango grelhado |
Legume, vegetal ou salada | Mandioca (cozida ou frita) | Legumes refogados | Abóbora | Abobrinha refogada | Berinjela |
Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 | Dia 4 | Dia 5 | |
Carboidrato Principal | Arroz integral | Macarrão | Arroz | Arroz | Arroz e/ou Macarrão |
Carboidrato Secundário ou Complemento | Fritas | Maionese e/ou Fritas | Maionese | Feijão e/ou Maionese | Pirão |
Proteína | Panqueca de carne moída ou frango | Peixe grelhado | Filé de Frango | Carne moída | Carne bovina assada |
Legume, vegetal ou salada | Salada com ovos | Salada | Polenta | Batatas assadas | Cenoura cozida e grelhada |
Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 | Dia 4 | Dia 5 | |
Carboidrato Principal | Arroz | Macarrão ao sugo | Arroz | Arroz integral | Macarrão ao sugo e/ou Arroz integral |
Carboidrato Secundário ou Complemento | Feijão preto | Purê de batata ou mandioca | Lentilha | Feijão preto ou comum | Feijão e/ou Fritas |
Proteína | Carne cozida com legumes | Frango grelhado (peito ou filé) | Carne suína ou bovina | Kibe tradicional ou vegetariano | Berinjela recheada com carne ou opção vegetariana |
Legume, vegetal ou salada | Salada | Legumes refogados | Cenoura e chuchu refogados | Purê de abóbora | Salada |
Chegou a hora de começar!
Como montar uma quentinha para vender?
É você quem define os critérios de montagem das marmitas que vai vender, então faça isso pensando em uma distribuição adequada e equilibrada de tudo.
Se quiser, antes de começar a adicionar os produtos à embalagem, experimente separá-la em “setores”, de forma imaginária e, caso pretenda servir quatro tipos diferentes de alimentos, por exemplo, imagine a divisão da marmita em quatro espaços distintos para fazer a distribuição. Isso facilita e acelera a montagem.
Parece óbvio, mas vale reforçar:
- Use uma balança para ajudar na distribuição.
- Coloque os alimentos mais “líquidos” ou cremosos por baixo de tudo para evitar acidentes de percurso.
- Separe a comida quente da salada para as folhas não murcharem.
- Se couber no orçamento, interessar aos clientes e de alguma forma trouxer lucro, ofereça algum tipo de sobremesa junto com a refeição.
Na venda de quentinhas, tudo é prática e aos poucos você aprenderá o melhor formato de trabalhar e a melhor maneira de preparar as receitas para que elas rendam mais e sejam sempre saudáveis e saborosas.
Sempre priorize um bom atendimento, inovação constante e oferta de diferenciais e mesmo que você não seja especialista em marmitas fitness ou para dietas restritivas, veganas ou vegetarianas, disponibilize opções nesse sentido e amplie seu leque de potenciais clientes.
Boa sorte!
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