Quer saber o que comer no sábado à noite? Que tal algumas opções tradicionais e outras mais diferentes para dar uma variada no cardápio da semana?
Experimente o melhor da culinária latina com os tacos ou dê uma chance ao surpreendente yakisoba em todas as suas versões.
Para os apaixonados pelo tradicional, que tal um hambúrguer ou filé de peixe com molho cremoso? E não podemos esquecer dos amantes da culinária italiana, que podem se deliciar com uma pizza napolitana ou um risoto cremoso de dar água na boca.
Sentiu falta de um doce? Então, que tal apostar em uma sequência de fondue a dois ou para a família inteira? Com certeza, todos vão sair da mesa super satisfeitos com essa delícia!
Ficou com água na boca? Confira as receitas e prepare a listinha do supermercado ou tire os ingredientes da geladeira, porque essas ideias para comer no sábado à noite são deliciosas e super fáceis de preparar! Vamos nessa?
1. Tacos
Para começar bem a nossa lista de comidas para sábado à noite, que tal um prato que conquistou o paladar dos mexicanos e que garante muita crocância ao seu jantar?
Separe um tempinho para essa receita, porque vamos ensinar você a preparar uma massa deliciosa para suas tortilhas do zero! Se quiser acelerar a janta, é só procurar pelas tortilhas para taco prontas nas prateleiras dos supermercados da sua região.
O recheio tradicional leva carne de porco, chili ou carne moída com outros legumes e vegetais para rechear.
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 tacos
Ingredientes da massa
- 1 e ½ xícara de farinha de milho
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 3 xícaras de água
- 2 colheres (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) de azeite
Ingredientes do recheio
- 500 g de carne moída da sua preferência
- 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 pimentão verde picado
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho triturados
- Azeite de oliva, sal e pimenta a gosto
- Tomate e alface para finalizar (opcionais)
Modo de preparo da massa
- Ponha a água para ferver juntamente com o azeite e o sal.
- Acrescente as farinhas e mexa a mistura até que a massa comece a desgrudar do fundo da panela.
- Deixe a massa descansar e comece a trabalhar com ela antes que esfrie totalmente, já que ela tende a ficar quebradiça quando manipulada fria.
- Polvilhe a mesa de trabalho com farinha de milho e sove a massa adicionando mais farinha até que a massa fique homogênea.
- Com o auxílio de um rolo, abra a massa e corte os discos com o auxílio de um prato fundo para dar o formato redondo dos tacos.
- Com as tortilhas já cortadas, leve-as uma a uma para uma frigideira com um fio de azeite e deixe que as massas dourem um pouco dos dois lados.
- Com as tortilhas ainda quentes, apoie-as em uma superfície ou prato e dobre-a levemente para que ganhe o formato curvo dos populares tacos que você vê na internet. Utilize um prato para auxiliar na dobra ou espátula para dobrar a massa sem queimar as mãos.
- Agora, é só deixar esfriar um pouco e aproveitar o tempo para fazer o recheio super simples!
Modo de preparo do recheio
- Com o pimentão, a cebola e o alho já picados, refogue-os no azeite de oliva.
- Em seguida, acrescente a carne moída e deixe dourar.
- Adicione o extrato de tomate, o sal e outros temperos da sua preferência.
- Quer deixar o recheio mais cremoso? Experimente bater tudo no liquidificador e rechear seus tacos com a mistura!
- Finalize com alface e tomate.
2. Yakisoba
Seja de frango, carne ou legumes (opção de receita vegetariana fácil), o yakisoba vai conquistar você pelo estômago!
Na nossa receita, você confere a versão com frango, mas é só retirar a carne para curtir uma versão veggie dessa delícia.
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
- 1 pacote de espaguete, talharim ou macarrão para yakisoba
- 600 g de filé de peito
- 2 cenouras
- ½ brócolis
- 2 abobrinhas
- 2 alhos-porós
- 2 chuchus
- 1 xícara de molho shoyu
- Manteiga para refogar os vegetais
- Sal e orégano a gosto
Modo de preparo
- Comece preparando seu mise en place, corte o frango em tiras finas, as cenouras, abobrinhas e chuchus em cubinhos (quanto menores os cubinhos, mais rápido os legumes vão cozinhar), o brócolis em pequenos floretes e os alhos-porós em rodelinhas.
- Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente com sal. Retire quando estiver al dente e reserve.
- Em uma frigideira ou panela wok, coloque uma colher de manteiga e comece a refogar a cebola. Salpique orégano e sal, adicione um pouco de água e tampe. Deixe amolecer. Quando conseguir atravessar o legume com um garfo, retire da panela e reserve.
- Repita o mesmo processo da cenoura com a abobrinha, o brócolis e o chuchu. O tempo de cozimento de cada legume pode variar, então acrescente mais água conforme for necessário para refogar cada ingrediente. Quando o garfo atravessar, reserve. Não esqueça do sal e do orégano.
- Na hora de refogar o alho-poró, não utilize água nem orégano, basta usar a manteiga para refogar as rodelinhas. Reserve quando as tiras do legume estiverem "murchas" e douradas.
- Chegou a hora de grelhar as tiras de frango até ficarem douradas. Não esqueça de temperá-las com sal e outras especiarias da sua preferência.
- Com o frango pronto, reúna todos os ingredientes prontos em uma frigideira ou panela grande para esquentar rapidamente.
- Coloque o macarrão com o frango e os legumes refogados em uma travessa grande e misture o molho shoyu. Mexa bem até que o shoyu se integre à receita. Agora, é só aproveitar!
3. Hambúrguer artesanal feito em casa
Um clássico dos fins de semana, o hambúrguer caseiro pode ser tão gostoso quanto aqueles que você pede por delivery.
Dá uma olhada nesta receita exclusiva que o Deliway preparou pra você. Só pra você sentir o gostinho antecipadamente: ela inclui um delicioso creme de gorgonzola e cebola caramelizada…
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
- 1 kg de carne moída blend para hambúrguer (580 g de acém e 420 g de costela)
- 6 pães para hambúrguer do tipo cervejinha ou australiano
- 6 fatias de queijo cheddar
- 30 g de queijo gorgonzola (ou mais, se você for fã de um molho mais forte)
- ½ caixa de creme de leite
- 2 cebolas roxas cortadas em anéis
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- Alface americana (opcional)
- Margarina para selar os pães
- Condimentos como maionese, molho barbecue, ketchup e mostarda
Modo de preparo
- Molde os bifes com o blend já misturado e faça bolinhas de aproximadamente 175 g. Tempere o hambúrguer e, com a ajuda de pratinhos ou pires, amasse as bolinhas para dar o formato de hambúrguer. Reserve.
- Comece a fazer a cebola caramelizada usando uma colher (sopa) de manteiga. Refogue os anéis até que fiquem dourados ou translúcidos. Quando chegar nesse ponto, acrescente o shoyu e o açúcar mascavo e deixe reduzir um pouco. Reserve.
- Hora de preparar o creme de gorgonzola. Use a última colher de manteiga para derreter o queijo gorgonzola. Quando o queijo estiver derretendo, acrescente a meia caixinha de creme de leite. Mexa bem até formar um creme homogêneo e reserve.
- Corte os pães e passe margarina nas duas metades. Leve a uma chapa ou frigideira para dourar. Quando todos os pães estiverem prontos, é só começar a acrescentar maionese, barbecue, ketchup ou mostarda. Escolha seus preferidos.
- Por fim, é hora de grelhar os hambúrgueres. Deixe menos tempo se você for fã do ponto mal passado, ou seja, grelhando menos tempo do que os bifes ao ponto.
- Quando já tiver virado os hambúrgueres, adicione o queijo cheddar no topo do bife para que ele derreta um pouco.
- Monte seu lanche com a alface, os condimentos da sua preferência, o bife, a cebola caramelizada e o creme de gorgonzola. Bom apetite!
4. Pizza napolitana
Diferente de qualquer uma que você já tenha comido aqui no Brasil, a pizza napolitana é a tradicional redonda italiana: fininha, crocante e com bolhas na massa que tornam o prato um dos nossos favoritos.
Já ouviu falar que, na Itália, se come uma pizza por pessoa? Isso porque a receita da massa napolitana é super leve e você termina a refeição sem se sentir estufado. A boa notícia é que essa é uma receita que você pode fazer também de sobremesa, substituindo o molho de tomate por chocolates e outras coberturas doces. Delícia, né?
O recheio tradicional é o de marguerita, já que o sabor ficou famoso por homenagear a rainha da Itália, Margherita de Savoia.
O sabor foi criado por um pizzaiolo de Nápoli - é daí que vem o nome "napolitana" - que homenageou a rainha com uma pizza deliciosa e recheada com ingredientes que levam as cores do país: vermelho, verde e branco.
Nossa receita traz esse sabor bem tradicional para você se sentir no berço da pizza a cada mordida, mas você pode substituir o recheio por qualquer sabor que goste mais. Pronto para experimentar essa delícia?
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 6 pizzas
Ingredientes
- 600 g de farinha de trigo
- 1 pacote de fermento biológico seco
- ⅔ colher (sopa) de sal
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 300 ml de água
- Molho de tomate, tomates-cereja, manjericão, queijo mussarela ralado e mussarela de búfala ou requeijão para rechear
- Orégano a gosto para finalizar
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes (menos os do recheio) em uma vasilha. Adicione mais água se a massa ficar muito seca. Deixe descansar por uma hora.
- Enquanto a sua massa descansa, aproveite o tempo para higienizar os tomates e as folhas de manjericão para o seu recheio marguerita.
- Passada uma hora, separe a massa em seis bolinhas de tamanhos semelhantes.
- Agora, prepare-se para abrir cada bolinha com um rolo até deixar a massa mais fininha. Você pode deixá-la na espessura que quiser, só tome cuidado para não rasgá-la ao abrir demais e também para não deixá-la muito grossa.
- Coloque o disco já aberto em uma forma pincelada com azeite de oliva.
- Recheie a massa com bastante molho de tomate, cubra o molho com o queijo mussarela, espalhe os tomatinhos e as folhas de manjericão e finalize com a mussarela de búfala ou requeijão. Salpique orégano para dar aquele toque especial.
- Leve a pizza ao forno a 200 °C até a massa dourar e o queijo derreter. Depois, é só apreciar!
5. Filé de tilápia cremoso ao forno
Quem é fã de frutos do mar, vai ficar surpreso ao saber que o que já era bom pode ficar melhor ainda!
É o caso do filé de tilápia quando misturado com um molho cremoso de tomate com leite de coco. Quer ver como esses ingredientes combinam? É só seguir a receita.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
- 400 g de filé de tilápia
- 200 ml de leite de coco
- 1 sachê de molho de tomate
- 1 limão-tahiti
- Sal e orégano a gosto
- Queijo parmesão ralado para gratinar o molho
- Azeite de oliva para selar o peixe
Modo de preparo
- Tempere o filé de tilápia com limão, sal e pimenta. Reserve.
- Bata o molho de tomate e o leite de coco no liquidificador até formar um creme homogêneo.
- Com um fio de azeite de oliva em uma frigideira, sele os filés sem grelhá-los totalmente.
- Transfira os filés para uma assadeira e cubra o peixe com o molho que você preparou no liquidificador.
- Finalize com orégano e queijo parmesão ralado.
- Leve ao forno pré-aquecido a 270 °C por cerca de 20 minutos e sirva quente.
6. Risoto de alho-poró com gorgonzola
Pensando em uma receitinha mais elaborada para receber os amigos ou preparar aquele jantar romântico a dois? A boa notícia é que, além de gostoso, esse risoto ainda é perfeito para o público vegetariano.
A dica é servir acompanhado de batatas gratinadas ou carne, se você for do tipo que não dispensa o alimento nas suas refeições.
Para quem estiver afim de oferecer aos convidados uma experiência gastronômica completa, a boa notícia é que esse prato permite uma harmonização com vários tipos de vinhos. Preparado para anotar?
Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz do tipo arbóreo
- 1 alho-poró
- 50 g de queijo gorgonzola picado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ½ xícara de vinho branco seco
- Legumes, alho, cebola e louro para o caldo
- Queijo parmesão ralado para finalizar
Modo de preparo
- Higienize o alho-poró e corte-o em rodelas, separando os anéis para facilitar na hora de refogar o legume.
- Ferva água e acrescente os legumes, o alho, a cebola e o louro para fazer o caldo. Deixe ferver até borbulhar.
- Em uma panela, adicione uma colher de manteiga e, quando o ingrediente derreter, acrescente o alho-poró e refogue.
- Quando o alho-poró estiver refogado, adicione o arroz e deixe que ele "frite" um pouco.
- O próximo passo é acrescentar o vinho, mexer um pouco e deixar a bebida secar. Quando o vinho reduzir, comece a cozinhar o arroz acrescentando o caldo de legumes.
Vá repondo a panela do risoto com o caldo de legumes até que o arroz esteja al dente. - Quando você perceber que o arroz está no ponto desejado, não deixe o caldo de legumes secar totalmente. Adicione uma colher de manteiga e o queijo gorgonzola e mexa bem até esses dois últimos ingredientes derreterem no arroz.
- Acerte o sal e o risoto está pronto para servir com queijo parmesão ralado por cima. Não esqueça que esse prato deve ser consumido quente, tá bem?
7. Fondue
A última opção da nossa lista de comidas para sábado à noite é super versátil: são três pratos que incluem opções seguras aos vegetarianos, uma sequência de carnes para os carnívoros de plantão e finaliza com um fondue doce de frutas com chocolate que é irresistível a todos os públicos.
A etapa das carnes deve ser feita idealmente em uma chapa ou pedra própria para esse fim, mas, se você não tiver uma dessas em casa, não se preocupe, também é possível grelhar as carnes diretamente em uma frigideira no fogão.
A preparação é mais demorada, mas pode acreditar, essa opção é um verdadeiro banquete e vale a pena fazer essa receita de vez em quando. Confira!
Tempo de preparo: 1h30 para preparação dos filés, legumes e frutas
Rendimento: serve até 6 pessoas
Ingredientes para o fondue de queijo
- 200 g de queijo mussarela
- 150 g de queijo provolone
- 100 g de queijo prato
- 50 g de queijo gorgonzola
- 400 ml de creme de leite
- 100 ml de vinho branco seco
- 200 g de requeijão
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 dente de alho
- Sal e noz-moscada a gosto
- Legumes e outros acompanhamentos da sua preferência (batatas-bolinha, brócolis, croutons, cenoura em cubos etc.)
Modo de preparo do fondue de queijo
- Cozinhe os legumes e prepare os croutons para acompanhar seu fondue de queijo. Reserve.
- Em uma panela própria para fondue ou com o fundo mais grosso, adicione a manteiga e esfregue o dente de alho (sem casca) no fundo.
- Acrescente os queijos para derreter e adicione o vinho. Deixe que a bebida reduza. Vá mexendo.
- Por fim, adicione o requeijão e o creme de leite. Mexa bem até formar um creme homogêneo.
- Acerte o sal e a noz-moscada e mantenha a panela quente com o auxílio de um rechaud.
- Sirva com os acompanhamentos.
Ingredientes para fondue de carnes
- 600 g de carne bovina macia (alcatra, filé mignon, picanha, filé do lombo etc.)
- 600 g de filé de peito de frango
- 300 g de calabresa
- Geleias e molhos para acompanhar (Geleia de pimenta-vermelha, alho caramelizado, chimichurri, molho rosé, barbecue etc.)
Sal
Modo de preparo do fondue de carnes
- Corte as carnes em filés finos e pequenos. O objetivo é que os convidados consigam comer os bifinhos sem cortá-los com uma faca.
- Não salgue ou tempere.
- Separe os molhos e geleias em potinhos para permitir que seus convidados escolha qual molho acompanhará suas carnes.
- Separe saleiros. Se você tiver uma chapa, o sal deve servir como uma "cama" para a carne não grudar na pedra ou na superfície da chapa. Ao mesmo tempo, a carne fica salgada e seus convidados podem optar pelo ponto ideal da carne.
- Mantenha a chapa quente com o auxílio de um rechaud. Aprecie os filés e a calabresa com diferentes molhos. Dica: o frango vai bem com barbecue, enquanto a calabresa casa bem com o molho de pimenta e a carne bovina é sucesso com chimichurri ou alho caramelizado.
Ingredientes para fondue de chocolate
- 200 g de chocolate meio amargo
- 1 caixa de creme de leite
- Frutas da sua preferência (morango, kiwi, banana, uvas, mamão, laranja, maçã etc.)
- Wafers e marshmallows (opcionais)
Modo de preparo do fondue de chocolate
- Higienize bem as frutas e separe-as por potinhos. Se você quiser incrementar a mesa, o marshmallow e os wafers podem ser bons complementos para mergulhar no chocolate.
- Derreta o chocolate com o creme de leite em uma panela própria para fondue ou no microondas caso o recipiente não seja de alumínio. Misture bem até a mistura se tornar um creme homogêneo.
- Sirva e mantenha o chocolate quente com o auxílio de um rechaud.
Ufa! Não dá mais para dizer que você está sem ideias de o que comer no sábado à noite, não é mesmo?
Seja com um jantar mais rápido e simples ou com uma sequência completa de fondue, temos certeza que a dúvida não vai mais fazer parte dos seus cardápios do fim de semana. Bom apetite!
Deixe seu comentário