Uma receita simples pede composições descomplicadas e principalmente ingredientes fáceis, como ovos e batatas, por exemplo.
O ovo é uma proteína super prática na hora de montar pratos e misturá-lo com outros ingredientes. Misturar gema e clara, por exemplo, é o que acrescenta muito mais sabor ao molho carbonara.
O queridinho das dietas, também é um ótimo aliado as receitas noturnas, pois deixa o seu jantar mais leve, prático e saboroso.
A batata, por sua vez, traz consigo uma variedade enorme de receitas, desde composições simples para jantares rápidos até receitas mais sofisticadas para ocasiões especiais.
Sem dúvida alguma, estes dois curingas gastronômicos não podem faltar na sua casa, pois além de serem ótimos para receitas avulsas, ainda combinam com outros pratos como verduras, carnes e carboidratos.
O que faz um ingrediente ser curinga?
É fácil de entender: os ingredientes chamados de curingas são aqueles que permitem uma variedade de composições, são fáceis de serem preparados e super possíveis de serem encontrados em qualquer supermercado.
Para que você entenda melhor sobre a variabilidade de um produto e a importância de tê-los sempre em casa, para criar e reproduzir quaisquer receitas, trouxemos dois exemplos simples, encontrados em qualquer mercearia e que é a base para qualquer prato: óleo de cozinha e manteiga.
Eles são fundamentais na hora de replicar aquelas dicas incríveis de pratos para o jantar, almoço ou lanches deliciosos.
Afinal, quem nunca fez um bolo e precisou acrescentar uma xícara de óleo? Ou fez uma deliciosa torta de maçã e utilizou a manteiga para caramelizar as frutas?
Estes dois mantimentos são produtos-chave, que precisam estar na sua cozinha e que explicam bem o significado de ingredientes curingas, não é mesmo?
Itens curingas para um jantar saudável
Existem várias opções que podem auxiliar na hora de preparar uma receita fácil e gostosa, por exemplo, para uma comida mais saudável e leve, o tomate cereja e a cenoura podem ser ótimas dicas.
É que eles combinam com inúmeros outros pratos e podem ser servidos cozidos, assados e até mesmo crus.
Ambos podem ser misturados com frutas tropicais como o morango, a manga e o abacate, formando uma salada refrescante para noites quentes.
A cenoura e o tomate - seja ele cereja ou não - são tão versáteis que é possível deixar a salada de lado e acrescentar outros legumes como abobrinha e moranga, levar ao fogo e transformar o prato em uma deliciosa sopa.
Aposte em mantimentos como a cebola e o milho congelados, que podem se transformar em sopas e cremes deliciosos.
Além de serem ótimas escolhas para o jantar, também reforçam o almoço quando acrescentados na execução de alguns pratos. Um carreteiro, por exemplo, fica muito mais saboroso se acrescentar milho e fritar a carne junto com a cebola.
Temperos curingas
Além de alimentos comuns, existem também aqueles temperos que não podem faltar no armário, pois são responsáveis por aumentar o sabor das receitas.
Mesmo que o seu objetivo seja somente um jantar rápido e simples, é preciso ter o mínimo de tempero para garantir a qualidade da refeição.
6 temperos cruciais para ter na sua cozinha
- Sal.
- Ervas secas (manjericão, salsa, orégano e coentro, por exemplo).
- Pimenta-do-reino.
- Cominho.
- Páprica.
- Alho.
Os temperos demoram muito para vencer ou estragar, e é preciso ressaltar que são produtos de fácil armazenamento e versáteis, podendo ser usados para dar sabor em pratos frios, assados, cozidos, etc.
Lista crucial para veganos
Atualmente o número de pessoas veganas e vegetarianas tem crescido em todo o mundo e, por isso, os ingredientes curingas para uma cozinha não-vegana não fazem sentido algum no armário de quem optou por não ingerir alimentos de origem animal.
4 produtos indispensáveis numa cozinha vegana
1. Tofu
Pode substituir vários ingredientes de origem animal, como os queijos e os ovos, mesmo não obtendo a mesma consistência dos produtos, o tofu é um ótimo substituto.
Amassando o tofu e misturando com um pouco de açafrão, você consegue substituir os ovos mexidos do café da manhã.
2. Banana
Esta fruta pode ser usada para composição de pratos salgados ou doces, por exemplo, uma deliciosa farofa de banana da terra e ela pode substituir a farofa tradicional com bacon dos finais de semana.
Além disso, para sobremesa não há nada mais gostosos do que um sorvete natural de banana, que não leva nenhum outro componente a não ser a própria fruta congelada.
3. Grão de bico
Riquíssimo em proteínas e muito versátil, esse mantimento é indispensável numa cozinha vegana.
Em estado cru, pode ser transformado em farinha e substituir o glúten de receitas tradicionais, por exemplo.
4. Soja
Um dos ingredientes mais conhecidos dos veganos, fornece uma enorme variedade de receitas, desde pratos de salada, com legumes e muitos vegetais.
Composições mais sofisticadas também podem ser preparadas com ela, como tortas salgadas recheadas com brócolis, cogumelos, palmitos, espinafre e berinjela.
5 Produtos indispensáveis na sua cozinha para jantares simples
Faça um listinha com os itens abaixo e esteja sempre pronto para cozinhar qualquer coisa a qualquer hora de maneira simples e muito prática.
1. Legumes
Cebolas, cenouras, pimentões e batatas.
2. Outros mantimentos importantes
Arroz, macarrão, queijo, óleo, manteiga e ovos.
3. Bebidas
Café, chás e leite.
4. Proteínas
Filé de frango, carne moída e calabresa.
5. Frutas
Tomates e limões.
Viu como fica fácil ter ideias para sua receita quando a geladeira está recheada de ingredientes curingas?
Deixe seu comentário