Se você pensa que é impossível economizar dinheiro nas pequenas ações diárias, está enganado. Economizar é uma arte e deve fazer parte da rotina e das decisões para uma vida mais sustentável. Por isso, neste artigo, ensinaremos você a economizar o seu gás de cozinha.
Afinal de contas, além de ter gás por mais tempo, evitando que ele acabe em momentos inapropriados, economizar o gás de cozinha é uma ação necessária para manter o orçamento familiar em dia.
Para tirar a prova dos nove, basta ir ao mercado mais próximo e consultar o preço de um botijão. E, então? Economizá-lo deve ser uma prioridade, não é mesmo?
7 dicas de como economizar gás de cozinha
Sem demorar mais nem um minuto, vamos aprender como trazer essa economia para a sua rotina!
1. Limpe as bocas do fogão com frequência
Limpar as bocas do fogão após o uso do eletrodoméstico é uma das principais maneiras de economizar gás. Isso porque a limpeza frequente do fogão evita o acúmulo de sujeira e gordura e, consequentemente, o entupimento do bico por onde passa o gás.
Desse modo, as bocas do fogão funcionarão corretamente e preservarão a passagem do gás, cozinhando os alimentos de forma mais rápida e evitando o vazamento do gás, causado pelo entupimento das bocas.
2. Use e abuse da panela de pressão
Usar a panela de pressão para cozinhar grãos e carnes é outra maneira fantástica de economizar gás. O feijão, por exemplo, queridinho dos brasileiros, pode ser cozido em 20 minutos utilizando a panela de pressão. Para isso, basta deixá-lo de molho por 12 horas, para que o grão amoleça.
Utilizar a panela de pressão ajuda a economizar gás e tempo na cozinha, uma vez que otimiza o preparo das suas refeições. Está esperando o que para investir em uma panela de pressão?
3. Mantenha o forno fechado
Manter o forno fechado enquanto alimentos como batatas, carnes e bolos cozinham é imprescindível para a economia. O problema é o seguinte: quando você abre o forno - seja para conferir como está o assado ou acrescentar um novo ingrediente - o ar ambiente refresca a temperatura do forno.
Isso faz com que o eletrodoméstico demore mais para retomar a temperatura ideal para assar o alimento, gastando, consequentemente, mais gás.
4. Conserve as panelas tampadas
Tampar as panelas enquanto a água ferve e os alimentos cozinham é uma medida simples para economizar gás. Afinal de contas, a panela fechada faz com que os alimentos cozinhem mais rápido.
Inclusive, uma sugestão é ferver a água para o macarrão, despejar o conteúdo na panela, fechar sua tampa e desligar o fogão.
Depois disso, basta deixar o macarrão cozinhar na água fervida pelo tempo indicado na embalagem. Aposto que essa dica é novidade para você, não é mesmo?
5. Deixe portas e janelas fechadas
Evite a passagem de vento entre portas e janelas, pois o ar corrente faz com que a chama do fogão perca sua eficiência, demorando o dobro do tempo para aquecer a panela e cozinhar os alimentos.
Ou seja, essa pequena ação no momento de cozinhar ou aquecer um alimento fará com que o seu gás dure mais e a compra de um novo botijão fique para mais tarde.
6. Corte em pedaços menores os alimentos
Lembre-se: quanto menor for o tamanho do que você for cozinhar, mais rápido o alimento ficará pronto, economizando gás durante o processo. Por isso, não esqueça de cortar bem seus legumes, vegetais e proteínas antes de levá-los ao fogo.
7. Cozinhe menos durante o mês
Por último, uma estratégia para economizar gás, otimizar tempo na cozinha e ter mais momentos de lazer é cozinhar em maior quantidade uma vez por semana, preparando marmitas para cada dia da semana seguinte.
Seguindo esse planejamento alimentar, basta, dia após dia, tirar uma marmita do freezer, deixá-la na geladeira e no momento da refeição esquentá-la no forno ou microondas. Fazendo isso, um botijão de gás que duraria um mês, passará a durar dois.
Veja também:
5 truques de como limpar panela de inox
Como acender a panela de fondue
10 tipos de temperos naturais para usar na cozinha
Dica bônus
Outra alternativa eficiente é adquirir uma jarra elétrica. Esse eletrodoméstico pode ser utilizado para acelerar o processo do cozimento de alguns alimentos, assim como para o preparo de chás e café.
E você, pronto para começar a economizar o seu gás de cozinha, aplicando as dicas que mencionamos? Vamos juntos dar um basta no desperdício?
Deixe seu comentário