A Itália é muito conhecida no mundo todo por suas deliciosas comidas italianas como macarrão, risoto, pizza, lasanha e gelato! Mas existem outros pratos muito famosos por lá e que não foram adaptados pelos brasileiros, mas que valem muito a pena experimentar!
Diferentemente dos pratos típicos da culinária francesa, a culinária italiana aprecia um modo de preparo das receitas mais simples e com poucos ingredientes, mas sempre frescos e com um sabor inigualável!
Apesar de ser um país pequeno, suas diversas regiões apresentam culturas diferentes entre si e não poderia ser de outra forma em relação à gastronomia italiana. Conheça um pouco mais sobre cada prato típico da culinária italiana e suas origens.
1. Focaccia
Feito a partir de farinha de trigo, fermento e água, esse pão italiano pode ser encontrado recheado de diversas formas dependendo da região do país europeu.
Podem ser usados cebola, azeitonas, legumes e até carne de porco, além dos variados temperos.
Tradicional na região de Ligúria, a focaccia pode receber nomes e ingredientes diferentes dependendo do local. Em Gênova, é chamada de fugassa no dialeto local, já em Rocco, na mesma região, a receita não leva fermento.
Esse prato pode ser servido como aperitivo ou entrada e, independentemente do nome e de algumas diferenças na forma de preparo, é sempre servido com azeite de oliva por todas as regiões da Itália e harmoniza muito bem com um bom vinho.
Esse prato é uma leitura perfeita da cozinha italiana, pois, apesar da simplicidade dos ingredientes, essa obra-prima de massa espessa, com uma casca crocante por fora e a maciez do pão por dentro, é de um sabor indiscutível.
2. Arancino
Através da vitrine de uma padaria, muitos brasileiros confundem esse salgado com uma coxinha quando visitam a Itália. Mas não se engane, apesar da aparência, esse prato não tem nada a ver com essa receita tão amada pelos brasileiros.
Comum na região da Sicília, esse bolinho empanado é, na verdade, feito de arroz com açafrão ou risoto e recheado com carnes, tomate e berinjela, espinafre ou diversos outros ingredientes e, dependendo da região, pode ter um formato diferente.
O nome do prato deriva da palavra “arancia”, que significa laranja, devido ao seu formato e sua cor. Também pode ser chamado de arancina, na forma feminina, ou ainda arancini ou arancine, equivalente aos plurais da língua italiana.
Segundo as teorias de sua origem, a receita pode ter sido criada devido à influência árabe na região da Sicília ainda na idade média e depois aperfeiçoada pelo Rei Frederico II, que queria levar esse prato em suas viagens.
Mas nem só de pratos salgados vivem os italianos, conheça algumas das mais típicas sobremesas italianas que já ganharam destaque ao redor de todo o mundo!
3. Cannoli
Esse doce também de origem Siciliana é servido em cafés e confeitarias de toda a ilha. A palavra cannoli refere-se à sobremesa no plural, então, pode ser chamado de cannolo quando se fala em apenas uma unidade.
A massa folhada feita de açúcar, farinha e manteiga é recheada com ricota doce, diferente do tipo comumente conhecido no brasil, além de frutas cristalizadas, oleaginosas ou chocolate.
Mas, assim como acontece com várias receitas italianas, esse prato sofre diversas variações de acordo com a região onde é produzido, podendo ser recheado com outros tipos de queijo e confeitado com outros ingredientes.
Há boatos que esse doce, assim como outras sobremesas, tem uma origem erótica. Reza a lenda que o cannolo foi criado por mulheres de um harém árabe e leva esse formato para exaltar a masculinidade dos homens.
Com o passar do tempo, os haréns fecharam, mas a receita foi passada para frente e permaneceu para proporcionar uma experiência de combinação de sabores e texturas únicas ao paladar.
Vale ressaltar que esse prato também foi eternizado na cinematografia ao aparecer em uma cena icônica do filme O Poderoso Chefão!
4. Tiramisù
Esta tão famosa sobremesa no mundo inteiro, presente até no Livro dos Recordes, também tem origem italiana! Não se sabe ao certo de qual região ela veio, pois há muitas histórias por trás desse prato, a única certeza é que ela surgiu ao norte do país.
Acredita-se que a receita leva esse nome devido às propriedades energéticas de seus ingredientes como o açúcar e o café e seu nome traduzido para o português significa “me levanta”.
O principal ingrediente desse doce é o creme de um queijo chamado mascarpone e, no geral, leva biscoito embebido em café, além de ovos, açúcar e cacau em pó polvilhados na finalização.
Conforme a região da Itália, os ingredientes da receita podem variar. Segundo o jornal The New York Times, há pelo menos 200 variações dessa receita no país europeu.
E dá para acreditar que existe até uma Copa do Mundo de Tiramisù? É isso mesmo, e ela acontece na cidade de Treviso, em Veneto, e reúne mais de 200 chefes de cozinha em uma competição que decide qual o melhor tiramisù do mundo!
5. Gelato
Um doce tão antigo que não se sabe ao certo em que época surgiu ou em que país foi criado, mas o que sabemos é que, por grande parte do tempo, ele foi considerado um prato nobre devido aos seus ingredientes considerados finos para a época.
O diferencial do gelato italiano para os sorvetes do resto do mundo está nos ingredientes. Essa obra-prima leva apenas leite, açúcar e frutas frescas, além de ser preparado de forma artesanal e servido fresco diariamente.
Não é novidade que os italianos levam comida muito a sério, mas você sabia que existe até uma Universidade del Gelato? Localizada na região de Bolonha, essa escola busca formar profissionais na arte do preparo desse doce e recebe chefs do mundo inteiro!
Falar das tradicionais comidas típicas da Itália dá água na boca! Que tal pedir um delivery em casa em um restaurante italiano que tenha essas delícias no cardápio?
E agora que você conhece muito mais que as tão famosas pizzas, risotos e massas italianas, pratos famosos pelo mundo afora, conta para a gente nos comentários quais dessas novidades você ficou com vontade de experimentar o mais rápido possível!
Deixe seu comentário