Você provavelmente já viu em algum lugar a expressão “gourmet” ao lado de um prato de restaurante e pode ter se perguntado o que isso significa. A resposta é muito simples: a moda da gourmetização nada mais é do que “sofisticação” das comidas.
Agora você pode se questionar: qual a diferença entre um prato comum e um prato gourmet? Ou seja, o que é preciso para gourmetizar uma receita? Acompanhe nosso artigo e vamos responder essa e outras perguntas.
O que é gourmetização?
Assim como muitas influências na gastronomia vêm da França, com a palavra “gourmet” não seria diferente. Essa palavra de origem francesa remete à ideia de: charme, delicadeza e, como falamos logo no início deste artigo, sofisticação.
No mundo gastronômico, o “gourmet” se associa a pratos exclusivos e artísticos, geralmente caracterizando a alta gastronomia. O que eleva o prestígio do seu restaurante porque, além de tudo isso, essa palavra também transmite a ideia de qualidade.
Olhando para a origem da palavra já fica mais fácil de criar um conceito, não acha? Em termos mais claros, a gourmetização significa transformar uma comida simples em algo sofisticado e com mais qualidade, único.
Se adequar à moda e transformar o seu serviço em gourmet pode trazer muitas vantagens para o seu negócio e vamos mostrar como você pode fazer isso.
Como transformar pratos simples em comidas gourmetizadas?
Como falamos antes, o “gourmet” se associa com qualidade e, para garantir essa característica, o primeiro passo é escolher muito bem os ingredientes da sua receita. Utilize bons ingredientes e, se necessário, adapte a receita.
Por exemplo, se sua receita precisar de molho de tomate, produza você mesmo o seu molho, com ingredientes naturais e menos produtos industrializados. Isso ajuda a deixar o seu prato único e com mais qualidade.
Outro exemplo de substituição é a famosa carne de hambúrguer. Ao invés de utilizar uma carne congelada pronta e industrializada, os restaurantes de hambúrguer gourmet passaram a produzir o seu próprio blend para carne.
Depois dos ingredientes, o próximo item para transformar o seu prato em gourmet é a mão de obra qualificada. Quando o assunto é comida, é preciso de um profissional gastronômico por trás da produção.
Um chef de cozinha qualificado é importante para garantir as técnicas que envolvem o preparo e a montagem. A gourmetização também se aplica ao visual, à apresentação, às texturas do prato — e não apenas ao sabor.
Quando o assunto é a aparência, não adianta ter um prato lindo e uma embalagem que não está à altura, concorda? Se o seu restaurante trabalhar com delivery, opte por embalagens personalizadas e de boa qualidade.
Para servir dentro do próprio estabelecimento, invista na decoração do restaurante e em utensílios de qualidade, tudo isso faz muita diferença para o cliente. Então vamos recapitular tudo que você precisa para gourmetizar o seu produto:
- Ingredientes de qualidade
- Menos produtos industrializados
- Mão de obra qualificada
- Técnicas
- Texturas
- Montagem e apresentação
- Embalagens
- Decoração do estabelecimento
- Utensílios de qualidade
Com essas dicas você já pode transformar o seu cardápio e aproveitar as vantagens de uma culinária gourmet.
Veja também:
Dicas e receitas de como fazer hambúrguer caseiro
Como preparar um pão australiano igual ao do Outback?
O que é e como fazer charcutaria artesanal
Vantagens de um cardápio gourmet
Será que realmente vale a pena investir em um cardápio gourmet? Conheça as quatro principais vantagens.
1. Diferencial e qualidade
O cardápio gourmet vai garantir para o cliente que o seu produto é diferente do que a maioria oferece e também mostra que a qualidade é altamente levada em consideração.
A qualidade que você vai oferecer está ligada com o que falamos antes: os bons ingredientes, menos produtos industrializados e a mão de obra qualificada.
2. Maior fluxo de clientes
Quando o serviço e o produto, juntos, são excelentes e diferenciados, um cliente indica para um amigo, que indica para outro e assim mais pessoas passam a conhecer o seu restaurante.
3. Lucro
Em consequência do maior fluxo de clientes, o lucro do seu negócio vai disparar. Afinal, quanto mais você investir no diferencial e na experiência gastronômica dos seus clientes, maior retorno financeiro você terá.
4. Negócio sólido
Depois de tudo isso, garantindo a satisfação do seu cliente com o seu cardápio único e de qualidade, você consegue garantir um negócio sólido e próspero.
E aí? Você acha que vale a pena? Com essas dicas você já pode investir em um cardápio gourmet e lucrar cada vez mais com essa grande tendência. E, se estiver apenas procurando dicas para fazer com os amigos, num jantarzinho em casa, as dicas são as mesmas.
Deixe seu comentário