Todo mundo conhece pelo menos duas marcas de cervejas, certo? Porém, você ficaria surpreso em saber que no ranking mundial, as cervejas americanas, alemãs e brasileiras não lideram a lista de mais vendidas.
Mesmo não sendo vendidas no Brasil, as marcas chinesas lideram disparadamente o mercado das cevadas e o motivo para isso é bem simples: a China é o país mais populoso do mundo, sendo assim, tudo o que for consumido em grande quantidade por lá pode acabar liderando o mercado.
As cervejas são grandes exemplos desse alto consumo interno. Prova disso é que as três maiores marcas do mundo são chinesas e é um grande desafio encontrá-las em qualquer lugar ao redor do mundo que não seja lá.
Qual o maior grupo de cerveja do mundo?
A InBev é o maior grupo de cervejaria do mundo com faturamento estimado em quase 40 bilhões de dólares por ano. A companhia é dona de mais de 200 marcas.
O grupo possui, inclusive, a Ambev, maior fabricante de cerveja do Brasil e também é responsável por outros grandes nomes, como Stella Artois e Budweiser.
No entanto, o grupo não é responsável pela produção da cerveja mais consumida no mundo. Ou seja, as cervejas chinesas ocupam a lista de maior consumo, mesmo não sendo produzidas pela maior cervejaria do globo.
A China Resources Breweries é a maior cervejaria do mercado chinês e ocupa a quinta posição na lista de maiores cervejarias mundiais, com apenas 70 fábricas e 30 rótulos de cerveja.
Maiores marcas do mundo
As opções desta lista são consideradas as maiores marcas do mundo porque o número de vendas é consideravelmente alto, impactando o mercado de ações. Os valores chegam à casa dos milhões e algumas ainda ultrapassam essa estimativa, movimentando bilhões de dólares.
Em outras palavras, o ranking traz os nomes das cervejas que mais foram vendidas no mundo, independentemente de serem exportadas ou importadas.
1. Tsingtao
A empresa mais antiga de cerveja da China é responsável por 15% do mercado e, comparada a outros produtos nacionais, é a companhia do ramo que mais exporta para o restante do mundo.
2. Yanjing
Outra cerveja chinesa entra para a lista. Esta, por sua vez, ocupa a maior porcentagem de venda na capital, Pequim. Por lá, a Yanjing é responsável por 85% das vendas, atingindo 11% do mercado geral do país.
3. Snow Beer
A terceira colocada, também é chinesa e ocupa 5,4% do mercado. Desde 2005, as vendas das bebidas da marca aumentaram 573%.
4. Heineken
Mesmo possuindo uma queda de 8% no mercado financeiro, a Heineken continua liderando o mercado de vendas internacionais e é responsável pelo patrocínio de um dos maiores campeonatos de futebol do mundo: a Champions League.
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5. Budweiser
Pode-se dizer que a marca possui o rótulo mais conhecido internacionalmente, pois sua exportação é generalizada, fazendo com que seja fácil encontrar a bebida em qualquer lugar do mundo. Após seis meses do lançamento da marca no Brasil, a bebida conquistou 11,5% do mercado premium brasileiro.
6. Bud Light
Uma extensão da Budweiser, a Bud Light entrou para a lista de maiores marcas de cervejas, surpreendendo seus criadores. Nos Estados Unidos, seu país de origem, a Bud Light tem percentual de venda maior que a Budweiser, ficando para trás no ranking mundial somente por causa da baixa exportação.
7. Corona Extra
Lider no mercado do México, a Corona Extra é o produto mexicano mais conhecido mundialmente. Além disso, é a marca de cerveja mais exportada para os Estados Unidos. Seu volume de venda chega à casa dos 31,6 milhões de barris vendidos ao ano.
8. Skol
De propriedade dinamarquesa e com licença para fabricação no Brasil, a Skol está entre as dez maiores marcas do mundo de cerveja. Por ser produzida no país, ocupa o lugar no ranking da quinta maior marca brasileira, avaliada em quase R$ 9 milhões. Além disso, possui uma fatia de 30% do mercado brasileiro de bebidas.
9. Coors Light
A marca cresceu devido ao conceito “fit” e surpreendeu ao atingir a marca como a segunda cerveja mais consumida entre os norte-americanos. O teor alcoólico é baixo e contém apenas 5 gramas de carboidrato na sua composição. Por esses motivos, a bebida vende quase 26 milhões de barris por ano.
10. Erdinger Weiss
A marca é encontrada em mais de 70 países, fazendo com que cerca de 10% da produção de cerveja seja exportada. Mesmo atingindo o mercado mundial, a empresa não abre mão da produção local na cidade alemã de Erdinger, incluindo a informação no rótulo da própria bebida. Na cidade de origem, onde ainda é produzida, a marca ocupa 30% das vendas.
11. Guinness
Consagrada por ser uma marca irlandesa com quase 300 anos de história, a Guinness faz história por respeitar e seguir a mesma receita de produção desde seu início. Suas vendas chegam a quase três bilhões de litros de cerveja por ano.
12. Stella Artois
O faturamento da Stella Artois está estimado em mais ou menos US$ 1,5 bilhão anuais. A marca é responsável por várias outras bebidas além da cerveja tradicional, como chopp e cidras. A distribuição alcança 95 países e o Brasil está na lista como um dos maiores consumidores da cerveja.
13. Brahma
Avaliada em 5 bilhões de reais, a Brahma ocupa o décimo terceiro lugar na lista de maiores marcas mundiais, mesmo não possuindo uma linha de exportação alta. Entretanto, o consumo nacional é suficiente para alavancar a marca. No Brasil, a bebida ocupa o terceiro lugar em consumo.
14. Samuel Adams
A primeira cerveja americana a ser aprovada pela Alemanha foi a Samuel Adams. Todo o processo de aprovação foi necessário para que a exportação para o país germânico fosse aceita. Desde então, a marca está em expansão, sendo responsável por 20% das vendas de cerveja dos Estados Unidos.
15. Duvel
A exportação é o ponto-chave desta empresa belga constituída por familiares e, com isso, ela passa a ser a segunda cerveja belga mais consumida no mundo, alcançando a marca de 50 países. A produção anual da cerveja chega a 265 mil hectolitros e os dados financeiros da cervejaria não são divulgados.
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