A harmonização de vinhos consiste na escolha do vinho certo para acompanhar uma refeição, sendo possível harmonizar vários tipos de uvas e considerando que cada vinho possui uma combinação perfeita na gastronomia.
Inclusive, a importância da harmonização de vinhos e alimentos tem sido cada vez mais discutida. Harmonizar essas duas vertentes cria sentidos únicos e permite ao consumidor explorar combinações que chegam a ser um terceiro sabor durante a experiência gastronômica.
Por isso, não poderíamos deixar de falar sobre cada combinação. Continue a leitura para dar os primeiros passos no maravilhoso mundo da enogastronomia!
O que é harmonização de vinhos
A prática consiste em escolher a bebida certa para acompanhar uma receita a fim de ressaltar os sabores da combinação. Afinal, a escolha do vinho errado pode anular o sabor da bebida ou da refeição.
Existem algumas regras para combinar um vinho com um prato específico e uma das regras primordiais é relacionar o peso do prato com o peso do vinho.
Para refeições leves, como saladas ou aperitivos, o ideal é harmonizar com vinhos também leves, como espumantes, enquanto pratos mais pesados pedem por vinhos mais encorpados e intensos, como Cabernet Sauvignon e Malbec.
Além disso, refeições doces ou salgadas pedem vinhos diferentes, e não prestar atenção a essa demanda pode arruinar o sabor da sua receita e até mesmo deixá-la amarga. E sabemos que não é isso que você quer quando busca por receitas para harmonizar com vinhos.
É daí que vem a importância da harmonização de vinhos e alimentos: quem consome deve saber como fazer essa combinação, de modo a ressaltar os sabores do prato e não arruinar uma receita com um vinho que não combina e pode acabar com a palatabilidade do prato.
Vale entender que os taninos são substâncias presentes no vinho e em outros alimentos, como nozes, chocolate amargo, algumas especiarias etc. São os responsáveis por dar característica adstringente à bebida, ou seja, algumas uvas que são ricas em taninos, como o Cabernet Sauvignon, Tannat e Tempranillo, por exemplo, dão a sensação de deixar a boca mais “seca” ao beber o vinho.
O teor de açúcar presente na uva é outro fator que pode afetar o sabor da bebida e, consequentemente, a harmonização com os pratos. Vinhos do Porto ou de colheita tardia são opções doces de vinhos, que harmonizam bem com sobremesas menos doces.
Todos esses fatores combinados dão base à harmonização dos alimentos com a bebida. Por isso, sem mais delongas, confira as harmonizações para os principais vinhos e sugestões de consumo a seguir.
Harmonização do vinho Cabernet Sauvignon
O Cabernet Sauvignon é um dos vinhos tintos mais conhecidos. Famoso por ser a “rainha das uvas”, pode ser produzido em várias regiões.
O sabor da uva é intenso, com sabor concentrado, bem encorpado e tanino presente. Por isso, o ideal é optar por pratos também intensos e marcantes para acompanhá-lo, como carnes mais gordurosas e massas com molhos vermelhos.
Veja outras opções de pratos que harmonizam com o Cabernet Sauvignon:
- risotos;
- queijos maduros;
- churrasco;
- carne assada; e
- polenta com ragu.
Harmonização do vinho Merlot
Ela também vem da realeza das uvas e é uma das mais utilizadas para produção do vinho tinto. O cultivo dessa iguaria é destaque em solos úmidos e climas frios.
Com aroma e sabor frutado, esse vinho é encorpado, possui taninos macios e acidez média, e proporciona uma ótima harmonização para pratos à base de queijos maduros, cogumelos e carnes vermelhas, em especial bifes, embutidos e molhos para massas à base de carnes.
Confira algumas ideias de pratos que harmonizam bem com ele:
- risoto ao molho funghi;
- tábua de embutidos e charcutaria artesanal;
- carne cozida com cogumelos; e
- Boeuf Bourguignon.
Harmonização do vinho Malbec
Essa uva é bem versátil e a partir dela podem ser produzidos vinhos tintos marcantes de sabor amadeirado e encorpado ou também vinhos rosés e espumantes leves.
Seu paladar é geralmente bem frutado e amadeirado, o que facilita até mesmo o consumo de quem está começando a beber vinhos e prefere sabores mais tradicionais. Para harmonizar, opte por pratos à base de carne vermelha.
Estas são algumas sugestões de pratos para harmonização:
- carne de cordeiro;
- carne de costela;
- churrasco;
- pizzas à base de embutidos, como calabresa e pepperoni; e
- risotos com linguiça ou carne seca.
Harmonização do vinho Carménère
A uva é característica dos vales e vinhedos do Chile e o nome remete às características da sua cor, em tom de carmim, que acaba sendo transferido aos vinhos após a produção.
No geral, esses vinhos possuem aromas de frutas vermelhas e os taninos presentes na bebida são suaves, contribuindo para sua textura sedosa e aveludada. Acompanha bem carnes com poucas gorduras.
Pratos que harmonizam com o vinho:
- filé mignon;
- massas ao molho de queijos;
- alcatra ao molho de gorgonzola; e
- carne de porco assada.
Harmonização do vinho Pinot Noir
Essa é uma das uvas mais antigas do mundo e seu sabor é marcado pela suavidade do vinho produzido com elas, intensidade dos aromas e taninos leves.
O ideal é harmonizar esse tipo de vinho com carnes leves e o frango é um dos pratos que combinam bastante. Outras aves, carne suína e alguns tipos de peixe também podem ser uma boa opção.
Confira outras receitas que fazem uma boa harmonização:
- frutos do mar;
- vegetais;
- estrogonofe de frango; e
- cremes, caldos e sopas.
Harmonização do vinho Syrah
A também chamada de Shiraz é fruto do cruzamento genético de duas outras uvas, chamadas Mondeuse Blance e Dureza. Esse tipo de uva geralmente resulta em vinhos de corpo médio a encorpado e com bons taninos e acidez.
As harmonizações para esse vinho são bem versáteis. Desde carne de caça até chocolate, são várias as opções de pratos que combinam com ela.
Algumas outras opções para harmonia com o vinho Syrah:
- hambúrgueres;
- carne de lebre;
- massas com molhos de carne e especiarias, como noz-moscada, pimenta e zimbro; e
- chocolate meio amargo (neste caso, é bom optar por vinhos da uva Syrah produzidos em solos mais quentes, como os tradicionais Syrah do Nordeste brasileiro).
Veja também:
7 receitas de coquetéis que você precisa conhecer
5 receitas de drinks com gin que você precisa fazer
6 receitas de água saborizada com frutas
Harmonização do vinho Tannat
Uva muito popular no Uruguai, mesmo que a sua origem seja francesa. Com taninos bem marcantes e acidez acentuada, o vinho é ideal para quem gosta de vinhos intensos e de personalidade forte.
Para combinar com essa uva tão intensa, o ideal é optar por pratos com carne de caça ou ricos em gordura. Também, justamente por ser uma uva de sabor e acidez muito acentuados, é possível encontrar essa uva na versão de vinhos blend, com mistura de outras uvas mais suaves.
Veja algumas opções de receitas que harmonizam com o vinho Tannat:
- carnes de caça, como o javali;
- churrasco; e
- queijos duros.
Harmonização do vinho Tempranillo
Muito popular na Espanha, a uva dá origem aos vinhos espanhóis mais famosos e consumidos no país. De maturação precoce, é uma das primeiras a serem colhidas.
Seu aroma de frutas vermelhas, sabor levemente picante e tons de couro fazem com que esse vinho harmonize bem com pratos à base de molho de tomate, como massas, pizzas e lasanhas.
Outras ideias de receitas que harmonizam bem com ele:
- comida mexicana;
- pizzas;
- lasanhas com molho vermelho;
- massas à base de molho de tomate; e
- carnes vermelhas grelhadas.
Harmonização do vinho Chardonnay
Chegando à família dos vinhos brancos, somos recebidos com o sabor marcante do Chardonnay. A famosa uva verde é bem maleável, o que faz com que possa ser cultivada em vários terroirs pelo mundo.
O vinho é jovem e fresco, e os que não são armazenados em barris de carvalho combinam bem com frutos do mar mais suaves, de texturas mais leves, como ostras, mexilhões e peixes mais suaves.
Já para os que são armazenados em carvalho com maturação mais longa, esses harmonizam melhor com pratos bem aromáticos e com especiarias, como o curry ou alecrim.
Além do mais, receitas que levam manteiga, creme de leite ou queijo derretido também combinam com o vinho, por serem receitas com ingredientes gordurosos.
Outras opções de pratos que harmonizam com Chardonnay são:
- frutos do mar suaves com molhos ácidos;
- pratos aromatizados com especiarias;
- bacalhau;
- massas com molho branco; e
- carnes defumadas.
Harmonização do vinho Sauvignon Blanc
A versão branca da uva Sauvignon costuma ser leve e refrescante, apresentando notas de frutas cítricas e tropicais. Sua acidez é boa, e uma das características mais notáveis nesse vinho é a refrescância.
Queijos leves, como o brie, mascarpone e leite de cabra são boas opções para harmonizar com ele. Além disso, ele também continua na linha dos vinhos brancos que acompanham frutos do mar.
Você pode harmonia o vinho Sauvignon Blanc com os seguintes pratos:
- massas com molhos de vegetais ou legumes;
- carnes brancas, como aves, peixes e outros frutos do mar;
- carpaccio; e
- guacamole.
Harmonização do vinho rosé
Os vinhos rosé são produzidos a partir de uvas tintas expostas a um contato restrito com as cascas. Por isso, esses vinhos muitas vezes levam uvas já conhecidas dos apreciadores da bebida, como a Pinot Noir e Tempranillo.
O vinho rosé se popularizou muito no Brasil por ser um vinho refrescante, muito consumido no verão. Para acompanhar essa bebida, sugerem-se pratos leves de entrada, como tábuas de frios, ou receitas com mariscos e peixes.
Outras possíveis harmonizações para o vinho rosé são:
- pizzas à base de queijo;
- massas com molho branco; e
- carnes brancas.
Agora, você já tem uma seleção completa para montar uma adega para diversas ocasiões. Que tal testar as nossas dicas e elencar suas harmonizações favoritas? Conta para a gente o que achou do resultado!
Deixe seu comentário