Que tal uma piña colada bem gelada à beira da piscina? A ideia dá água na boca, não é mesmo? E não é para menos: a bebida, além de ser refrescante por causa da quantidade de gelo, ainda é docinha e bem leve.
A receita possui muitas mudanças e pode ser feita de várias formas, diferenciando-se pelo destilado escolhido ou pelos ingredientes acrescentados.
O ditado “a ordem dos fatores não altera o produto” se encaixa perfeitamente aqui, pois independentemente da receita escolhida, o sabor e a consistência do drink são iguais.
O que é piña colada?
A história do drink de piña colada possui muitas versões e datas diferentes. Entretanto, a mais utilizada para contar a origem desta bebida vem de Porto Rico.
Diz a história que em 1954, em Porto Rico, o dono de um hotel famoso e muito conceituado da época, pediu ao barman que criasse um drink exclusivo para o hotel, para que os hóspedes pudessem desfrutar de algo incrível, original e inesquecível.
Após alguns meses de experimentos e medidas incorretas, o barman conhecido por Ramón “Monchito” Marrero, finalmente acertou na medição dos ingredientes e deu vida à Piña Colada.
Servida diretamente no abacaxi ou em uma taça de vidro, a bebida ganhou a América Latina e, depois, o mundo inteiro.
Apesar desta história contada acima ser a mais reproduzida por aí, existem ainda outras lendas muito conhecidas que afirmam que, na verdade, a bebida original era apresentada dentro de um coco e se chamava Coco-Loco.
No entanto, em um belo dia de sol, a fruta estava em falta e o barman decidiu substituir a apresentação normal dentro do coco pelo abacaxi.
Com a mistura de sabores do drink com a fruta e a aprovação dos consumidores, ele decidiu manter esta apresentação, aperfeiçoando cada vez mais a mistura, até a criação definitiva do drink.
Seja qual for a história real, o fato é de que há quase 70 anos a bebida continua sendo comercializada e conquistando cada vez mais consumidores e adaptações.
Como se faz piña colada?
A versão original do coquetel leva rum em sua composição, mas é possível acrescentar outros tipos de destilados e preservar o sabor do drink.
1. Piña colada original
A receita 100% original não leva o leite condensado na sua mistura. Entretanto, a receita compartilhada abaixo é a construção mais aprovada pelos consumidores da bebida e pelos bares ao redor do mundo.
Rendimento: 1 porção
Ingredientes
- 1 dose (50 ml) de leite condensado
- 1 dose (50 ml) de leite de coco
- 3 doses (150 ml) de suco de abacaxi
- 1 e ½ (75 ml) dose de rum
- gelo a gosto
Modo de preparo
- Em uma coqueteleira, coloque o gelo, o leite condensado, o leite de coco e o suco de abacaxi.
- Chacoalhe por 2 minutos, até que o leite condensado esteja misturado totalmente ao líquido, formando uma batida homogênea.
- Acrescente o rum e chacoalhe por mais 1 minuto.
- Sirva em uma taça de vidro ou dentro de um abacaxi.
2. Piña colada com vodka
A diferença aqui é unicamente da bebida adicionada. Em vez do tradicional rum, o drink leva vodka, tornando-se uma versão mais simples para reprodução a qualquer momento e em qualquer lugar.
Rendimento: 2 porções
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 2 (medidas da lata) de vodka
- 1 garrafinha de leite de coco
- 1 garrafa (a mesma do leite de coco) de suco de abacaxi
- gelo a gosto
Modo de preparo
- No liquidificador, acrescente todos os ingredientes e bata por 2 minutos. A consistência deve ser mais densa e homogênea.
- Sirva bem gelado.
3. Piña colada com laranjas
Este é o mais diferente dos demais, pois, além dos ingredientes originais como o abacaxi e o leite de coco, também leva suco de laranja e creme de leite. A ideia é misturar o cítrico da laranja aos sabores doces do leite condensado e do creme de leite. Experimente!
Rendimento: 3 porções
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1 xícara de suco de abacaxi
- ½ xícara de suco de laranja
- 200ml de leite de coco
- 150ml de rum
- cubos de gelo
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes de uma única vez no liquidificador, inclusive as pedras de gelo, até obter uma bebida lisa.
- Sirva em copos gelados e decore com abacaxi (opcional).
4. Receita de piña colada sem álcool
Sim! É possível reproduzir o coquetel sem adicionar álcool - e o melhor é que o sabor é tão incrível quanto os alcoólicos. Confira!
Rendimento: 1 porção
Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de leite condensado
- 100ml de suco de abacaxi
- 100ml de suco de limão
- 100ml de leite de coco
- gelo a gosto
Modo de preparo
- Bata tudo no liquidificador por, aproximadamente, 1 minuto.
- Coloque a bebida em um copo alto, cheio de gelo e consuma enquanto ainda estiver gelada.
E aí, já deu vontade de preparar um drink e curtir o verão cheio de sabor?
Veja também:
Como congelar suco natural
10 ideias de pratos para servir de entrada
7 ideias de lanches rápidos e práticos de fazer
Deixe seu comentário