As culinárias mais conhecidas no mundo são a italiana, chinesa, japonesa, tailandesa e francesa! Isso porque muita gente já ouviu falar desses lugares e também porque os pratos mais conhecidos incluem ingredientes de dar água na boca, como queijo, carne, macarrão, arroz e frutos do mar no geral.
Em 2018, a empresa YouGov, líder internacional em pesquisas de mercado, realizou uma pesquisa com milhares de pessoas ao redor do mundo sobre suas preferências gastronômicas e os resultados apontaram que as culinárias mais conhecidas do mundo são as da Itália, China, Japão, Tailândia e França.
Os entrevistados responderam se gostavam muito, se gostavam pouco ou se nunca tinham provado as comidas desses países. Ao todo, 34 culinárias foram alvo da pesquisa, com o Brasil ficando na 25ª posição.
Quais as culinárias mais famosas do mundo?
A número um em praticamente todos os rankings gastronômicos entre os tipos de culinária que existem é a italiana, seguida pela chinesa, japonesa, tailandesa e encerrando a lista com a culinária francesa.
1. Italiana
Conhecida por suas massas, simplicidade nos pratos e uso indispensável do tomate, a gastronomia desse país conquistou seu lugar no coração – e no estômago – do mundo todo.
Além disso, os italianos gostam de usar ingredientes frescos em seus pratos. Canteiros de ervas e hortaliças são comuns nas casas desse país europeu, garantindo que cada refeição tenha aquela explosão de sabores e aromas que só ingredientes colhidos na hora podem oferecer.
O queijo é outro insumo importante nos pratos italianos. Se levarmos em consideração que boa parte dos melhores queijos do mundo é produzida na Itália, fica fácil de entender o porquê. O parmesão, mussarela e gorgonzola são alguns dos principais e mais desejados queijos italianos.
Outro ponto importante é a tradição italiana de passar receitas de geração em geração. Praticamente todas as famílias possuem um prato que foi passado de pais para filhos e é preparado sempre da mesma maneira. Essa tradição promove a preservação da cultura gastronômica tão importante para o país.
Se você quer sentir um pouquinho de todos os sabores que a Itália tem a oferecer, conheça a nossa lista com os 5 melhores pratos típicos italianos e se apaixone ainda mais pelos sabores desse país.
2. Chinesa
Em segundo lugar na preferência mundial vem a culinária chinesa, rica em aromas, cores e sabores. Sendo um dos países com uma das presenças culturais mais antigas do mundo, a comida da China vem se aprimorando durante milênios, criando uma identidade única.
Além disso, a extensão territorial desse país promove uma diversidade de sabores e receitas relacionadas com cada região. Existem oito principais tradições culinárias tradicionais no país, conhecidas como “as oito grandes cozinhas da china”, são elas:
Lu Cai: originária da região de Shandong e famosa por pratos como o Dezhou, que consiste em uma galinha frita por inteiro e refogada com vários temperos, e o Moo Shu, uma carne de porco preparada com cogumelos, pepinos e ovos mexidos.
Chuan Cai: vem da província de Sichuan e é marcada pelo uso de azeite, sal e especiarias. Se você quiser experimentar o que essa cozinha tem a oferecer, pode provar o macarrão Dan Dan ou a sopa picante de Sichuan.
Yue Cai: provavelmente a cozinha mais popular fora da China, a Yue foi difundida no mundo pelos imigrantes da localidade de Guangdong. O peixe cozido no bafo e Siu Yuk, a barriga do porco assada, são clássicos dessa culinária.
Su Cai: encontrada na província de Jiangsu, conhecida como a terra do peixe e do arroz, esses são os ingredientes principais dessa cozinha. O peixe-esquilo doce e azedo e o arroz frito são famosos nesta região.
Min Cai: da região de Fujian, a culinária Min tem o melhor que o mar e a terra podem oferecer. É dela que vem uma das sopas mais conhecidas da China, cujo nome “fó tiào qiáng” se traduz como “o monge que pula a parede”. O nome quer dizer que até um monge quebraria regras para poder prova-lá.
Zhe Cai: da província Zhejiang, que também é rica em rios e extensão de costa, vem a cozinha Zhe. Seu prato mais famoso é o porco Dong Po, outra maneira de cozinhar a barriga do suíno.
Xiang Cai: a culinária Xiang vem da localidade de Hunan e é conhecida por pratos apimentados. O refogado de porco com pimenta e a conserva de vagem com suíno desfiado são pratos importantes dessa região.
Hui Cai: a cozinha Hui tem sua origem na pequena província de Anhui e é conhecida como a “comida de interior”, pois usa ingredientes que cada um pode plantar em casa. O bolinho de ovo, que é famoso por toda a China, tem origem nessa região.
Mesmo representando todas as culinárias existentes na China, essas são as mais influentes e reconhecidas, cada uma delas é relacionada a uma região, possuindo sua própria personalidade, usando ingredientes locais e diferentes métodos de preparo.
Aliás, em praticamente todas elas estão presentes os frutos do mar, vegetais e frutas, além do ingrediente indispensável e favorito dos chineses, o arroz.
3. Japonesa
Simples e sofisticada, a culinária japonesa é a terceira mais querida no mundo inteiro. Com séculos de tradição, o budismo teve um impacto importante na culinária do país, já que, durante muito tempo, não se podia matar e consumir a carne de várias espécies animais, favorecendo o uso do tofu e dos frutos do mar.
A cozinha japonesa busca atingir os cinco sentidos da degustação: sabor, toque, cheiro, visão e som. Os alimentos são servidos normalmente em porções pequenas, contendo carne, vegetais e arroz e suas preparações e apresentações são sempre impecáveis, já que os japoneses consideram a cozinha uma arte.
A culinária do Japão também é conhecida por usar ingredientes com baixo teor de gordura e, apesar de usar muitos vegetais, a maioria dos pratos, hoje em dia pelo menos, não são vegetarianos.
Também destacamos o uso de insumos sazonais, que ficam disponíveis apenas em algumas épocas do ano, como as nozes, os figos e as folhas de cerejeira.
Você não vai encontrar pratos feitos com muita pimenta, alho ou azeite. O sabor desse tipo de gastronomia é bastante ditado pela combinação de ingredientes, bem como pela utilização de molhos, como o de soja (shoyu) e o teriyaki – uma combinação de molho shoyu, açúcar e um ingrediente chamado mirin, que deixa o molho mais lustroso.
Além dos deliciosos tipos de sushi, tão populares no brasil, existem outros pratos típicos que você vai querer provar. Os gyoza são bolinhos em formato de meia-lua, recheados normalmente com carne de porco, repolho e cogumelos. Normalmente, são fritos de um lado, enquanto o outro cozinha, conferindo uma textura macia e um recheio de dar água na boca.
4. Tailandesa
A comida tailandesa é caracterizada pela busca em harmonizar vários sabores ao mesmo tempo. O doce, o amargo, o salgado, o picante e o azedo estão presentes em praticamente todos os pratos dessa culinária, que ainda não é tão comum aqui no Brasil.
As bases da cozinha tailandesa se formaram por volta do século 13, usando uma combinação de carnes e frutos do mar, combinados com o arroz e uma variedade de ervas e vegetais da região.
Pouco tempo depois, por influência dos chineses, foi introduzido o macarrão à cozinha tailandesa e também o Wok, uma panela com fundo arredondado, que é um dos principais utensílios da cozinha asiática como um todo.
Outra característica importante dessa culinária é a maneira com que os pratos são servidos. Diferente de outros lugares, na Tailândia, a comida é servida toda de uma vez, permitindo que vários pratos sejam provados ao mesmo tempo, combinando e complementando texturas, aromas e sabores.
O Pla Pao, por exemplo, é um prato muito famoso da Tailândia, e consiste em um peixe assado que é recheado de capim-limão e envolvido em uma camada grossa de sal. Outro prato muito conhecido é o Tom Yum, uma sopa quente de camarão que também leva o capim-limão, ingrediente bastante utilizado nessa culinária.
5. Francesa
Mundialmente conhecida por ser sinônimo de requinte e sofisticação, a culinária francesa tem como princípio aproveitar o melhor de cada ingrediente, combinando cada um deles, mas sem deixar de lado seus sabores individuais.
Apesar de variar bastante de região para região, a culinária da França pode ser dividida entre nortenha e sulista.
No norte, a gastronomia é influenciada pelas fazendas exuberantes e ingredientes frescos, enquanto, no sul, os pratos sofrem influência de outros países do mediterrâneo, que introduziram o uso do azeite de oliva, tomate e especiarias na culinária.
Os queijos e vinhos são os dois ingredientes principais na cozinha deste país europeu, mas não são os únicos. As carnes e aves, como o pato, carneiro e porco, são bastante utilizadas, juntamente com ingredientes locais, como maçãs, vários tipos de abóboras e cogumelos.
A confeitaria francesa é um mundo à parte dentro da sua culinária. Os famosos croissants e os coloridos macarons são apenas alguns entre tantos outros tipos de pães e doces que você pode encontrar na França.
O país também é a casa da “Alta Culinária”, uma maneira de cozinhar focada em pratos elaborados e apresentados de maneira impecável. Outra criação francesa é a Le Cordon Bleu, a mais respeitada rede de escolas de culinária do mundo.
Se você ficou com vontade de fazer as malas e embarcar em um tour gastronômico para provar comidas típicas ao redor do mundo, este artigo atingiu o efeito que esperávamos, mas, talvez, aquela que você mais tem vontade de experimentar não esteja nessa lista, então conta pra gente: qual culinária mundial você acha que também deveria estar listada aqui?
Deixe seu comentário