Batatas, mandioquinha, palmito, polenta frita e bolinhos de carne são alguns dos tipos de porções mais pedidos em bares e botecos, afinal, são fáceis de consumir, ficam prontas rapidamente e combinam com qualquer bebida.
Mas o leque de petiscos e porções é maior do que essas receitas comuns e é possível estender as opções a outras variedades mais gourmetizadas, como queijos e presuntos importados e molhos diferentes.
Além de saber o que oferecer em um bar e boteco, é preciso saber como entregar cada prato, arrasando na apresentação, dando mais visibilidade ao cardápio e aumentando as vendas. Confira!
Quais tipos de porções mais vendidas?
As opções mais vendidas em bares são aquelas as quais podem ser consumidas apenas com as mãos, conhecidas também como finger food. Batatas fritas, torresmos, bolinhos de peixe ou de siri, casquinhas de siri, polentas em tiras, queijo coalho e iscas de frango ou peixe sem dúvidas encabeçam a lista de porções mais vendidas.
Você com certeza já pediu alguma dessas opções durante a visita a algum bar, né?
Entenda que as diferentes opções de petiscos, além de drinks divertidos e cervejas geladas, podem ser um grande diferencial para o seu negócio ganhar destaque diante da concorrência.
Pensando nisso, trouxemos algumas variedades além das tradicionais que foram citadas logo acima, confira!
7 tipos de porções mais vendidas em bares e botecos
Tábuas, opções sem carne, individuais e gourmet são algumas das variedades explicadas logo abaixo e que podem fazer a diferença no seu cardápio. Veja só!
1. Tábua quente
Esta porção é completa, composta por uma variedade de carnes vermelhas, frangos e embutidos do tipo linguiça, calabresa e salames, sendo a forma picadinha a mais comum para ser servida.
Pode-se completar a porção oferecendo molhos diversos, como maionese verde, ketchup, mostardas, misturas com mel e molho barbecue.
Também é possível encontrar farofas, batatas fritas, polentas ou mandioquinhas em palitos fritos para acompanhar a tábua de quentes.
2. Tábua de frios
Bem parecida com a de produtos quentes, a tábua de frios pode conter carnes, frango ou embutidos ou você pode até mesmo oferecer uma opção vegana, apostando em alimentos como palmito, pepino, cenoura e vagem.
Para uma porção mais completa, podem ser adicionados pedaços de queijos, presuntos e embutidos que são consumidos individualmente e com auxílio de talheres ou palitos.
Outras opções podem ser acrescentadas à tábua de frios, como molhos, maioneses, farofas e pequenos acompanhamentos.
3. Porções individuais
Vender porções individuais é permitir que o cliente monte um cardápio de acordo com seu gosto pessoal, podendo pedir separadamente cada item.
Desde pequenas quantidades de carnes, bolinhos, frango ou arroz, saladas diferentes e itens frios, como palmitos e azeitonas e até mesmo porções de amendoins e nozes.
4. Opção sem carne
Oferecer opções sem carne pode ser um atrativo para bares e botecos que possuem vegetarianos e veganos como público-alvo. Esses itens podem ser vendidos separadamente ou em combos, visando a praticidade.
Oferecer legumes, saladas, carnes de soja ou de beterraba pode ser uma boa opção para o cardápio.
Vale a pena pesquisar o que pode ser oferecido aos clientes. Tem uma boa variedade de combinações e composições para petiscos veganos e vegetarianos só esperando para fazer parte do seu cardápio, hein?
5. Porções de frutos do mar
Além das inúmeras sugestões ao decorrer do artigo, disponibilizar porções de frutos do mar também pode ser uma ótima fonte de renda.
Elas podem ser variadas. Olha só quantos petiscos de frutos do mar você pode oferecer:
- bolinhos de siri;
- caranguejo;
- camarões fritos, à milanesa ou sequência;
- iscas de peixe;
- anéis de lula;
- buffet de sushi.
Os acompanhamentos podem incluir anéis de cebola à milanesa, batatas fritas ou legumes cortados em palitos.
6. Pastéis, sanduíches e coxinhas em miniaturas
Para bares e botecos com um ambiente mais descontraído, disponibilizar miniatura de salgadinhos de festa, pastéis de vários sabores e pequenos sanduíches pode ser uma boa dica.
Use a sua criatividade na hora de servir e de prezar pela qualidade, evite entregar aos clientes itens com excesso de óleos, produtos queimados ou sem o preparo adequado.
7. Porções gourmet
A gourmetização é um processo cada vez mais em alta nos bares e restaurantes. Você pode, inclusive, adotar as ideias citadas neste artigo e incrementá-las com um toque a mais na apresentação e também na qualidade.
É comum que as opções de petiscos sejam mais refinadas em bares gourmetizados, oferecendo opções como bruschettas, canapés, vulcões de provolone e cestinhas de cebola recheada de queijo e temperos.
Como servir porções?
As porções podem ser servidas em pratos específicos que possuem divisões suficientes para que as comidas não fiquem misturadas e auxiliem na boa apresentação.
Também podem ser servidos em guardanapos especiais com material mais resistente que o comum, já que eles evitam que o óleo dos alimentos seja transferido para as mãos dos clientes.
Alguns pratos mais específicos, como as tábuas de frios ou quentes, podem ser apresentados de maneira mais despojada, utilizando tábuas de madeira ou gamelas e contando apenas com palitos ou pequenos talheres para auxiliar na pega.
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Ao apresentar o produto, aposte na qualidade de consumo e de higiene nos objetos envolvidos, cuide para que nada vá para a mesa com sujeira, marcas de digitais ou cabelos. Lembre-se de que a higiene começa dentro da cozinha com a limpeza diária dos equipamentos e a utilização de paramentação específica para a área.
Isto é, os funcionários devem estar utilizando luvas, toucas e aventais e não devem atender o salão ou, ainda, trabalhar no caixa.
Os garçons também devem evitar entrar na cozinha, pois podem trazer bactérias e micro-organismos do salão, o que pode acarretar em transmissões de doenças por conta da contaminação.
Para reduzir a entrada de terceiros no espaço de preparo dos alimentos, disponibilize aos seus clientes a opção de realizar o pedido via tablet, utilizando um sistema de cardápio digital ou por meio de um cardápio por QR Code, por onde o consumidor usa o próprio aparelho celular para fazer os pedidos.
Ao utilizar o cardápio digital, os pedidos são encaminhados diretamente para a cozinha, sem qualquer interferência de garçons ou terceiros, evitando erros manuais e reduzindo o trânsito no salão.
Agora está mais fácil saber o que servir e como apostar na apresentação, né? Siga nossas dicas e ganhe destaque diante da concorrência, apostando na criatividade e na qualidade do seu serviço.
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