Entre os tipos mais conhecidos de abóbora estão a cabotiá, a italianinha e a mais conhecida comercialmente: a abóbora do “halloween”. Esse vegetal é altamente nutritivo e possui baixos níveis calóricos, o que faz dele uma ótima opção em qualquer refeição.
A diversidade faz com que o fruto possa ser utilizado em pratos distintos, desde sopas, caldos e preparos salgados até compotas, doces e sobremesas no geral.
Alguns tipos são específicos, com aromas e sabores restritivos para o preparo de pratos salgados e doces, outros combinam com ambas preparações, aumentando ainda mais a versatilidade do fruto.
Por isso, convidamos você a conhecer um pouco mais desse alimento que só tem coisas boas a oferecer, vamos lá?
Quais os tipos de abóboras que existem?
Existem versões japonesas, brasileiras, americanas, francesas e de outras nacionalidades. Todas possuem características únicas, por isso a facilidade em distinguir um tipo do outro.
Aqui no Brasil, encontramos quase todos os tipos no mercado, contudo, as mais populares, sem dúvidas, são a cabotiá e a paulista, ótimas opções para pratos salgados e composições com carnes.
Abaixo, selecionamos uma lista com sete tipos de abóbora, seguidos pela descrição de cada uma e a melhor maneira de usá-la nas refeições. Confira!
1. Cabotiá
Também conhecida como abóbora japonesa, essa espécie se assemelha muito à moranga. Possui casca dura, esverdeada em tom escuro e sua polpa, depois de cozida, fica muito macia e saborosa.
A cabotiá deve ser usada exclusivamente para pratos salgados, como purês e nhoques, também combina como acompanhamento para carne seca.
2. Musquee de Provence
De origem francesa, a abóbora musquee é perfeita para fazer doce, pois seu sabor é adocicado e sua casca e polpa são muito macias. A coloração ocre é conquistada apenas quando o fruto está bem maduro, antes disso, a cor predominante é verde-escuro.
Por ter uma textura macia e cremosa, ela é usada na preparação de compotas e geleias.
3. Paulista
Seu formato é diferente das demais, pois possui forma alongada, assemelhando-se a um cilindro, possui listras em tons de verde-claro e creme e seu sabor é adocicado. As fibras que compõem o fruto fazem dela um ingrediente delicioso para pães, saladas e doces mais encorpados, como geleias.
4. De pescoço
De origem brasileira, o fruto é semelhante fisicamente com o tipo paulista, mas a abóbora de pescoço possui mais água na sua composição, o que faz dela uma ótima opção para saladas. É possível usá-la em receitas de pães e sobremesas também.
5. Bolota
Com casca dura e coloração variante, este tipo deve ser usado em preparos que necessitem de forno ou temperaturas altas, como caldos e sopas. Sua polpa é mais dura que as outras.
O sabor é leve e combina muito bem com carnes mais gordurosas, pois as fibras do fruto fazem com que ele seja mais seco.
6. “Halloween”
Conhecida mundialmente por causa do halloween, seu nome agora ficou popularmente conhecido como "abóbora do halloween”. A casca desse tipo de vegetal é mais macia que as outras, o que permite a construção de esculturas.
Gastronomicamente falando, seu sabor é peculiar, seco e por isso é utilizado apenas no preparo de tortas e sobremesas como ingrediente secundário.
7. Manteiga
O tipo mais versátil da lista, pode ser usada em receitas doces, salgadas e até em saladas cruas, pois sua casca e polpa são leves, cremosas e macias.
O formato é parecido com o da abobrinha italiana, porém sua coloração é diferente, em tons de amarelo claro com interior mais escuro.
O que fazer com a abóbora?
As receitas podem variar entre doce e salgado, basta escolher o tipo certo para o preparo, seguir a receita e se deliciar com o prato.
Confira a seguir uma receita saborosa de como fazer abóbora em apenas alguns minutos. Essa opção pode ser servida com carne vermelha e legumes gratinados.
Abóbora assada rústica
Para o preparo, escolha a abóbora cabotiá e corte em fatias mais finas, para que o tempo de forno seja suficiente para assá-la.
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 12 porções
Ingredientes
- 200 g de abóbora cabotiá cortadas em fatias
- Azeite de oliva
- Sal grosso ou sal rosa e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Coloque as fatias cortadas em uma assadeira, tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite.
- Aqueça o forno por cinco minutos a 180 °C e, em seguida, coloque-as para assar e a cada quatro minutos vire as abóboras para que asse de maneira uniforme por ambos os lados.
O que fazer com semente de abóbora?
Pode não ser a parte mais comum do fruto, mas a semente é tão saborosa quanto a polpa e pode ser utilizada de inúmeras maneiras, inclusive em saladas.
Ela é nutritiva e funcional, rica em vitaminas e nutrientes, como cálcio, potássio, fibra, fósforo, magnésio e Ômega 3.
Possui altos níveis de proteína, o que torna as refeições mais saudáveis, pois é rica em aminoácido triptofano que quando consumido se transforma em serotonina, o hormônio da felicidade.
Entre tantas opções, a preparação mais comum é no forno, utilizando temperos naturais e temperatura alta, com o objetivo de secar a semente e promover crocância ao prato.
Deixe seu comentário