A melamina é um material presente em muitos utensílios gastronômicos, como pratos e talheres, sendo atrativa pelo baixo preço, resistência, durabilidade e beleza que se assemelha à porcelana.
O que muitos não sabem é que essa substância pode apresentar efeitos tóxicos e precisa de alguns cuidados para manusear e servir refeições de forma segura.
Os itens que possuem melamina parecem mais atraentes pelo baixo custo, mas é necessário conhecer os pontos negativos e positivos para saber se realmente vale a pena optar por esse produto.
O que é melamina
Basicamente, o composto é uma substância alcalina, um produto químico industrial que é formado por 66% de nitrogênio. Ela é utilizada para fabricar plásticos com formol, artigos para cozinha, artigos esportivos e produtos antichamas.
O criador desse material foi o químico alemão Justus von Liebig em 1834. A princípio, a matéria era utilizada para isolar as cascas dos navios e, depois, alcançou diversos setores pela falta de restrição no uso do produto.
Riscos que a melamina apresenta à gastronomia
Cuidar do seu uso não é tarefa fácil. Na cozinha, opte por servir pratos frios em louças que contenham a substância, evitando sempre os alimentos ácidos e quentes para que esses não liberem toxinas nocivas à saúde, reduzindo as chances de despertar problemas.
Os principais danos causados pela melamina atingem principalmente o aparelho respiratório, digestivo e renal. Ela pode permanecer nos rins, formando pedras, causando dor e, em casos mais graves, até mesmo paralisá-los.
O cuidado deve ser generalizado, já que algumas pessoas possuem ainda mais sensibilidade ao produto, metabolizando a melamina e formando compostos tóxicos para o corpo como o ácido cianúrico.
Quando não é ingerida, a melamina é inofensiva, mas, caso consumida, mesmo em pequenas quantidades, pode gerar sérias complicações de saúde.
Como limpar pratos de melamina
Utilize sempre sabão neutro e use uma esponja molhada com o lado macio para esfregar e limpar completamente as suas louças que possuam melamina, assim ela ficará limpinha e sem arranhões. Por fim, enxágue com água fria.
Priorize retirar qualquer excesso de comida e sujeira após a refeição. Assim, não será necessário esfregar ou jogar água quente, lembrando que o contato com o calor não é recomendado, ok?
Dica de segurança para quem usa utensílios com melamina
Cuidado nunca é demais, não é mesmo? Por isso, confira algumas dicas que podem garantir a sua segurança e a de outros consumidores na hora de servir alimentos em utensílios com a substância.
- Utilize as travessas e pratos com melamina apenas para empratamento de alimentos frios, evitando os ácidos.
- Não cozinhe ou esquente alimentos nos recipientes que possuem a substância, pois libera toxinas.
- Evite armazenar e servir vinagres, sucos de laranja, limão e molho de tomate, já que a migração química pode ocorrer até mesmo em temperatura ambiente.
- Também não leve os recipientes ao micro-ondas, a não ser que exista um indicativo autorizando.
Deixe seu comentário