Existem mais de 300 tipos de massas italianas, que são passadas há séculos de geração para geração e que se espalharam pelo mundo, encantando a todos com os seus mais variados formatos e possibilidades de sabores em molhos e recheios.
Hoje, temos as massas secas, ou melhor, pasta secca, que são aquelas que encontramos no supermercado à base de sêmola de trigo duro, água e, algumas vezes, ovos. Elas possuem dois tipos: a massa longa, como o spaghetti e a massa curta, como o farfalle.
O outro grupo pertence à pasta fresca, conhecida em seu país de origem como fatta in casa e, para nós brasileiros, simplesmente como massa de macarrão caseiro italiano. Esta é uma massa feita em casa e tem sua base composta por farinha de trigo, ovo e água.
A massa caseira de macarrão, dependendo da receita e das tradições de família, pode ou não ter ovos e ainda ter a água substituída por vinho branco. Além disso, alguns segredinhos podem surgir, tornando algumas receitas verdadeiras heranças. A massa fresca também divide-se em massas longas e curtas
E se você é amante da comida italiana e quer impressionar os amigos, familiares ou simplesmente fazer uma comidinha especial e aproveitar a própria companhia com um belo prato de massa italiana, abaixo você confere cinco tipos com os seus melhores acompanhamentos, vamos lá?
5 tipos de massas italianas
1. Espaguete
O espaguete são massas de fios longos e com o ponto de cozimento al dente. Os molhos que melhor combinam são os mais líquidos e encorpados, como bolonhesa, pesto, bechamel, alho, ervas frescas, vegetais e frutos do mar.
2. Fettuccine
Esse tipo de massa são mais achatadas e grossas, servidas com muitos tipos de molhos como o ragu de frango, cordeiro, frutos do mar, cogumelos ou bolonhesa. Outras massas parecidas são tagliatelle e papardelle, e todas podem ter como guarnição também os molhos carbonara e Alfredo.
3. Gnocchi
O gnocchi é uma massa macia, pequena ou média, e é acompanhada por molhos mais intensos, como ragus, bechamel e molho de tomate. O ideal é ter em sua mistura sabores fortes como queijo gorgonzola e cogumelos.
4. Penne
O penne fica perfeito com molhos refogados feitos com carnes, legumes e também os cremosos que têm como base o queijo.
Além do penne, as massas chamadas farfalle, fusili, macaroni e rigatoni também possuem o formato mais curvado com orifícios que absorvem o sabor dos molhos que as acompanham e podem ser preparados com os mesmos acompanhamentos que citamos para o penne.
5. Ravioli
O ravioli é uma massa molinha recheada e, assim como ele, existem o cappelletti e o conchiglione, que também levam recheios. Normalmente, são servidos com molhos de tomate, bechamel e bolonhesa ou acompanhados de saladas.
Veja também:
Como organizar e montar uma mesa de frios
10 tipos de temperos naturais para usar na cozinha
10 ideias de pratos para servir de entrada
Receita de macarrão linguine caseiro italiano
Deu vontade de comer um prato de macarrão? Então confere a receita de massa italiana do tipo linguine, um pouco mais grossa que o spaghetti, que trouxemos e é perfeita para um jantar italiano.
Vamos para a cozinha colocar a mão na massa!
Tempo de preparo: 90 minutos
Rendimento: 5 porções
Ingredientes
- 500g de farinha de trigo
- 5 ovos
- 100g de semolina para polvilhar
- 1 colher (sopa) de azeite
Modo de preparo
- Em um recipiente, coloque a farinha de trigo e abra um buraco no meio onde devem ser adicionados os ovos.
- Misture bem até a massa ficar homogênea e elástica.
- Quando chegar ao ponto, enrole a massa em plástico filme e coloque para descansar na geladeira por 1 hora.
- Depois do tempo de descanso, corte a massa em pedaços menores para abri-la com o rolo até atingir 2mm. Se a massa estiver muito grudenta, polvilhe semolina.
- Estique a massa e passe pelo cortador de macarrão ou corte em tiras finas.
- Em uma panela, adicione a água e uma colher de azeite. Ao ferver, coloque a massa e deixe cozinhar até o ponto al dente ou o que preferir.
- Sirva com o molho de sua preferência.
Conta pra gente, o que você achou? A culinária italiana é muito popular aqui no Brasil, sendo prática, saborosa e capaz de agradar facilmente os paladares, o que faz dela o prato perfeito para receber pessoas queridas em casa. Seja no almoço ou no jantar, pode ir para a cozinha sem medo!
Deixe seu comentário