Quando o assunto é comida de festa junina, qual o primeiro prato que vem na sua mente? Pamonha, pipoca e quentão são clássicos. Mas sabia que essas delícias variam de uma região para outra? Vivemos mesmo em um país continental.
Para abrir o apetite e viajar um pouquinho por cada região do Brasil, acompanhe a gente neste artigo junino, porque “olha que isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais”, como diria Dominguinhos. De quebra, ainda confira uma receita imperdível e infalível para fazer assim que a leitura acabar.
Comidas de festa junina da região Nordeste
O ingrediente principal, quando se fala de comida de festa junina nordestina, com certeza é o milho.
Como a colheita do milho acontece em junho por lá, o alimento é bem aproveitado para preparar os quitutes da festividade:
- Bolo de milho
- Canjica, também conhecida como mungunzá
- Curau
- O próprio milho cozido
- Pamonha
Um esclarecimento importante sobre os termos: no Nordeste, a canjica ou mungunzá é feita com grão de milho branco, geralmente cozido em leite e açúcar ou leite de coco, enquanto o curau é a canjica nordestina, feita com milho verde fresco.
Já no Sudeste, a canjica é chamada de curau, porque, por lá, é o curau que é feito com grão de milho branco.
Comida típica de festa junina da região Norte
Por aqui, além do milho, outro alimento principal nas festas juninas é a mandioca, também conhecida como maniba. Nos arraiais do Norte você encontra:
- Caruru
- Cuscuz
- Mingau de milho
- Maniçoba
- Tacacá com tucupi
- Vatapá
Comida típica de festa junina da região Centro-Oeste
Indo para o centro do Brasil, a gente já tem a chegada do amendoim e toques mais adocicados no arrasta-pé. São comuns bebidas como quentão e vinho quente e até mesmo o prato típico de um país vizinho:
- Arroz-doce
- Bolo de amendoim
- Broa de fubá
- Cocada
- Pé de moleque
- Quentão
- Sopa paraguaia, que é o bolo de milho salgado
Comida típica de festa junina da região Sudeste
Além das comidas clássicas, a galera do Sudeste gosta de incrementar os pratos juninos com cachorro-quente, pizzas de sabores variados e churrasquinho. Também tem o toque mineiro do pão de queijo e do feijão tropeiro.
Indo mais para o Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, também é comum encontrar uma delícia chamada bolinho caipira, que é uma espécie de pastel de milho. Por lá, então, vamos encontrar:
- Bolinho caipira
- Cachorro-quente
- Churrasquinho
- Feijão tropeiro
- Pão de queijo
- Pé de moleque
- Pizza caseira
Comidas de festa junina da região Sul
Por fim, na região mais fria do Brasil, o quentão é uma bebida que assume o papel principal, justamente porque todo mundo está querendo ficar aquecido no auge do inverno.
Os pratos giram em torno do churrasco gaúcho, do pinhão, semente típica nos três estados, cuja colheita acontece apenas entre abril e junho, arroz carreteiro e paçoca, iguaria que conta com amendoim:
- Arroz carreteiro
- Churrasco gaúcho
- Paçoca
- Paçoca de pinhão e pinhão frito
- Quentão
- Pipoca
A pipoca é uma comida de festa junina presente em todas as regiões.
Receita de comida de festa junina
Para encerrar a nossa viagem com chave de ouro, separamos uma receita especial de paçoca caseira. Faça sempre que quiser e puder, mesmo quando não for época junina, afinal, adoçar um pouco a vida sempre vale a pena!
Paçoca caseira
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 22 porções
Ingredientes
- 500g de amendoim torrado e moído ou paçoca moída
- 1 lata de leite condensado
- 1 pacote de bolacha maisena (em torno de 150g)
Modo de preparo
- Triture as bolachas no liquidificador e coloque em uma tigela com o leite condensado e o amendoim. Misture até obter um creme homogêneo.
- Transfira o creme para uma forma e deixe na geladeira por alguns minutos.
- Corte em pedaços e sirva.
Gostou de conhecer um pouco mais das comidas de festa junina de cada região do Brasil? Compartilhe com seus amigos e acrescente nos comentários alguma iguaria que você acredita que possa deixar as nossas listas ainda mais completas!
Deixe seu comentário